8 erros que todo empreendedor deve evitar!
Ao descobrir o que os outros estão fazendo mal, fica muito mais simples de agir da forma correta. O ser humano aprende com os resultados de suas experiências anteriores, ou com os exemplos que enxerga ao redor. Por isso, reunimos neste artigo os 8 erros mais comuns dos empreendedores. Se você evitar estas falhas na sua rotina empresarial, terá grandes chances de construir um negócio lucrativo.
1 – Ser uma empresa de um homem só
Aprenda a delegar e a se cercar de especialistas em cada atividade. Seu sobrinho adolescente não pode cuidar do marketing digital da empresa, só porque “entende de internet”. Sua esposa, depois do trabalho dela, não deve cuidar da contabilidade, só para “dar uma força”. Existem negócios que dão certo no improviso? Sim, existem, mas são raros. A maioria não sobrevive. Busque profissionais especializados. A gestão financeira, por exemplo, pode ser terceirizada, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
2 – Não saber precificar
Um dos erros mais comuns dos empreendedores é “chutar” o preço dos produtos ou serviços que estão oferecendo. Muita gente simplesmente quer vender pelo dobro do que custou. É uma grande falha. Existem fórmulas simples e, mais importante, exatas para chegar ao valor correto. Leia este outro artigo sobre precificação para aprender a fazer o cálculo.
3 – Não ter uma retirada mensal fixa
O empresário precisa ter um salário definido. E não retirar o que sobrou no caixa. Portanto, faz parte do planejamento de um novo negócio ter capital de giro para sobreviver aos primeiros meses de funcionamento e definir uma retirada mensal condizente com suas necessidades pessoais e com as possibilidades da empresa. O pró-labore deve estar entre os custos fixos mensais do empreendimento.
4 – Deixar de recolher os impostos
De acordo com a Receita Federal, em julho de 2019, 54% dos microempreendedores individuais (MEI) estavam inadimplentes com suas obrigações tributárias. Eram quase 5 milhões de pessoas. Nas empresas de maior porte, a situação não é diferente. Entre os erros mais comuns dos empreendedores, está atrasar o pagamento de impostos na primeira dificuldade, no primeiro mês ruim. E em pouco tempo, isso se transforma num grande problema. E estando inscrita em cadastros de devedores, a empresa, se conseguir empréstimos, pagará juros mais altos. E não poderá participar da maioria das licitações públicas.
5 – Não usar indicadores e métricas
Toda decisão precisa ser baseada em indicadores e métricas. Para projetar o futuro, é necessário analisar o que vem acontecendo na empresa e compreender os motivos. Os números mostram nitidamente erros e acertos. Deixam claro onde os gestores devem focar esforços e quais estratégias podem ser abandonadas.
6 – Misturar dinheiro pessoal e da empresa
É um dos erros mais comuns dos empreendedores, e um dos mais nocivos à saúde financeira do negócio. Se faltar dinheiro para pagar a mensalidade da escola do seu filho, resolva o problema sem mexer na conta jurídica da empresa. Sem usar os recursos que estão no caixa. E, da mesma forma, se não tiver reservas para quitar a encomenda feita a um fornecedor, não faça um saque na poupança da família. Dinheiro pessoal não se mistura com dinheiro da empresa. Se começar a confundir tudo, você nunca saberá se o negócio é lucrativo, se vale a pena ser empresário ou se seria melhor procurar um emprego.
7 – Fazer empréstimos bancários
É claro que, emergencialmente, empresas acabam tendo que recorrer a empréstimos bancários. Mas isso não pode se tornar uma prática recorrente. Há empreendedores que fazem empréstimos para pagar empréstimos. A dívida nunca termina. Se você vive essa realidade, é preciso voltar algumas casas no tabuleiro e checar as falhas da sua gestão financeira. Por que nunca há dinheiro? Por que as despesas são maiores que as receitas? A SR Consultoria Financeira pode apurar as causas e criar estratégias para solucionar os problemas. Clique aqui para falar conosco.
8 – Assumir dívidas sem ter previsão de recursos
Esse é o principal motivo para incorrer no erro 7. A empresa faz empréstimos porque precisa urgentemente de dinheiro. E isso acontece porque ela assumiu dívidas sem ter uma previsão clara sobre a entrada de recursos. É necessário haver um equilíbrio praticamente exato.
Por exemplo: se você conta com a entrada de R$ 1.500,00 para saldar uma dívida de R$ 1 mil, o recebimento deve ocorrer antes do dia do pagamento, certo? E levando em consideração fatores como compensação bancária. Portanto, uma margem segura é receber o dinheiro três dias antes do pagamento. E uma margem mais segura ainda é ter capital de giro suficiente para cumprir suas obrigações, já que pode haver inadimplência e o dinheiro não cair na sua conta na data esperada.
SR Consultoria Financeira
A SR Consultoria Financeira é uma empresa de assessoria especializada em gestão. Entre nossos clientes, há desde negócios de pequeno porte até multinacionais. Temos serviços e pacotes compatíveis com cada problema e cada tipo de empreendimento. Clique aqui para conhecer nossas soluções. Se quiser tirar dúvidas ou agendar uma reunião, é só mandar uma mensagem!