Qual é o melhor programa para fazer orçamentos numa empresa?
O uso da tecnologia para facilitar a gestão financeira das empresas é um tema recorrente aqui no blog. Já indicamos ERPs e aplicativos muito úteis para a rotina de qualquer negócio. Uma reportagem da Época Negócios mostrou que quase um quarto das companhias brasileiras ainda não acordou para a transformação digital – o que é um erro de gestão gigantesco. Um dos facilitadores mais indicados é um programa para fazer orçamentos. Mas o que deve ser observado na hora de escolher um? É o que vamos mostrar neste artigo.
Capacidade de integração
Um programa para fazer orçamentos deve possuir módulos que se integrem a outras operações da empresa, como estoque e vendas.
Vamos imaginar que você receba o cliente, ouça suas demandas, mostre as possibilidades e, diante disso, no ERP, monte o orçamento. O consumidor avalia essa proposta e decide topar o negócio! Assim que essa decisão positiva é colocada no sistema, se houver integração, a venda é gerada e a área financeira já recebe um aviso de contas a receber. Da mesma forma, o estoque é acionado para dar baixa no produto vendido. Tudo isso torna os processos mais ágeis e evita erros.
O programa deve estar na nuvem
Um programa para fazer orçamentos não deve estar disponível, apenas, nos computadores da empresa. Ou seja, limitado ao seu espaço geográfico. O mundo não cansa de evoluir e cada smartphone é uma ferramenta de venda. Seus representantes comerciais e gestores podem fechar negócios em qualquer lugar. Portanto, o sistema deve estar na nuvem, online, disponível para receber informações 24 horas por dia.
No passado, era até comum um vendedor visitar um cliente, fazer um orçamento e voltar ao escritório para oficializar a proposta. Hoje, isso é inconcebível, ultrapassado e mau visto. O profissional tem que formular o orçamento e enviar por e-mail na hora, pelo celular ou tablet.
O programa deve ser customizável
Customizar significa adaptar algo às necessidades individuais de alguém. Tem gente que prefere carro com câmbio manual, e há motoristas que só dirigem com o automático. Portanto, há opções para cada tipo de público. E os compradores ainda escolhem a cor do veículo e diversos opcionais quando estão fechando o negócio.
Seu programa para fazer orçamentos também deve ser assim. Precisa oferecer a possibilidade de ser modificado de acordo com as demandas do seu negócio e com as preferências de quem vai utilizar a ferramenta. Por exemplo: você pode querer separar os orçamentos por cores, de acordo com sua avaliação de probabilidade de que a proposta seja aceita. Pode criar padrões para separar os orçamentos por período de envio (uma semana, um mês) e se já foi feito ou não um follow-up pelo vendedor.
Quer ajuda para escolher?
Conte com a SR Consultoria Financeira. Nossos especialistas podem orientar sua empresa a escolher o melhor programa para fazer orçamentos e ainda ajudar na implantação. Além disso, oferecemos consultorias de precificação, planejamento, fluxo de caixa e até a terceirização do seu departamento financeiro.
Sabia que pode contar com a ajuda de um especialista por apenas R$ 95,00 mensais?
Então conheça nosso serviço de consultoria virtual, que atende e assessora empreendedores de todo o Brasil!
Clique aqui para conversar com nossos consultores!