Indicadores financeiros são vitais para analisar evolução do negócio
Você sabe interpretar seus indicadores financeiros? Mais do que apurar os números, é importante conseguir analisá-los. Os indicadores oferecem respostas claras sobre a realidade do seu negócio. E devem fornecer caminhos para a implantação de mudanças de curto, médio e longo prazo. Se você mal dedica alguns minutos para observar os indicadores financeiros, temos uma péssima notícia: seu futuro empresarial será interrompido em breve.
O mundo dos negócios quase não tem mais fronteiras. A concorrência é mais acirrada, a margem de lucro é menor, e a instabilidade política eleva os riscos para empreendedores. A única forma de continuar no jogo, e vencer, é ficar permanentemente atento a todos os detalhes. Por isso, dedique tempo aos indicadores financeiros.
A SR Consultora Financeira é especialista na interpretação destes indicadores e presta consultoria para dezenas de empresas. Fizemos, inclusive, um material com algumas orientações básicas. Você pode baixar estas dicas gratuitamente clicando aqui.
Existem quatro tipos mais comuns de indicadores financeiros:
– Indicadores de Liquidez
– Indicadores de Endividamento
– Indicadores de Atividade
– Indicadores de Lucratividade
Os indicadores de liquidez demonstram sua capacidade de pagamento das dívidas. Com eles, é possível traçar estratégias de gestão que impactam nos resultados da empresa. Se a liquidez é grande, a empresa pode usar a concessão de descontos como ferramenta comercial. Se é pequena, talvez seja o momento de tentar antecipar recebíveis.
Os indicadores de endividamento, por outro lado, revelam o grau de dependência dos recursos de terceiros empregados no ciclo financeiro do negócio. Os números podem apontar a necessidade de obter crédito no mercado. E se esta decisão for tomada em tempo hábil, será mais fácil conseguir taxas menores e condições de pagamento flexíveis.
Os indicadores de atividade trazem a radiografia da realidade operacional do negócio, exibindo a quantidade de produtos em estoque, os prazos aplicados nas vendas e compras e o custo do capital de giro. Ter ciência destes números permite implantar adequações que tornam a empresa mais eficaz e, consequentemente, lucrativa.
E os indicadores de lucratividade, por sua vez, dimensionam o grau da remuneração do negócio relacionando o lucro líquido com o capital, com o patrimônio líquido, com o ativo total e com a receita de vendas. Saber tudo isso é vital para crescer de maneira sustentável!
E quem não usa estes quatro tipos de indicadores está mais perto de fechar suas portas. Segundo o Sebrae, uma em cada quatro micro e pequenas empresas quebra antes de completar dois anos de atividade. E entre as grandes empresas, não são incomuns casos de falência gerados, principalmente, por descontrole interno e desconhecimento dos números.
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Até a próxima!