CENTRO DE CUSTOS: A SUA EMPRESA PRECISA CRIAR UM HOJE MESMO!
Você sabe o que é um centro de custos? É uma ferramenta de gestão financeira que pode ser utilizada por pequenas, médias e grandes empresas. Ela provoca o uso mais responsável dos recursos da companhia, gera autonomia para que cada área decida como utilizar estes valores e, com tudo isso, além de gerar economia, forma líderes que, no futuro, poderão assumir papéis mais relevantes na administração do negócio.
Quantas vantagens, não? O centro de custos é mesmo uma fórmula vencedora que vem sendo utilizada por milhares de companhias em todo o mundo, sempre com ótimos resultados. E hoje você vai aprender a criar o seu, lendo este artigo que foi baseado nas experiências recentes dos especialistas da SR Consultoria Financeira. Bom aprendizado!
Centro de Custos: o exemplo de uma pequena indústria!
Explicar como um centro de custos funciona fica mais fácil quando usamos um exemplo. E escolhemos uma pequena indústria de produtos de higiene pessoal. Ela fabrica xampus, sabonetes, condicionadores, perfumes e hidratantes. E cada um destes produtos tem equipes e marcas próprias. Por que, então, o orçamento é coletivo, ao invés de ser repartido por setores?
O ideal é que cada área tenha o seu próprio centro de custos, decida como gastar o dinheiro e seja responsável por equilibrar despesas e receitas, ou seja, impedir que falte verba para produção, marketing, material de escritório, salários.
Centro de custos: duas marcas do mesmo produto!
Até agora, dividimos a indústria por setores. E o que aconteceria se um destes setores, o de xampus, tivesse três marcas diferentes? Uma para a classe A, mais outra para a população de baixa renda e uma terceira para pessoas que sofrem com caspa?
Seguindo esta fórmula de delegar responsabilidades, cada marca teria o seu próprio centro de custos dentro do centro de custos maior (o do setor de xampus). Afinal, com púbicos tão específicos, é de se esperar que as equipes de cada um dos três produtos tenham gastos, necessidades e estratégias diferentes.
Centro de custos: salários!
Alguns parágrafos atrás, nós colocamos os salários como responsabilidade do centro de custos. E você pode estar se perguntando:
– “Ok, se o funcionário trabalha exclusivamente para uma área, o salário dele será de responsabilidade do seu centro de custos. Mas o que acontece se ele tiver funções em vários departamentos?”
Ótima questão! A indústria pode ter uma linha completa de produtos de higiene pessoal, mas somente uma unidade fabril. Ou seja, quem está no chão de fábrica, trabalha para colocar todas as marcas no mercado. Neste caso, o salário de um operário tem que ser dividido por 30 e multiplicado pelos dias que ele dedicou a cada produto.
Por exemplo: com salários e benefícios, ele recebe R$ 2.300,00 por mês, ou R$ 76,66 por dia. Se ficar 5 dias na produção de sabonetes, receberá deste centro de custos R$ 383,33. Se ficar 10 dias fazendo condicionadores, o centro de custos desta área será responsável por R$ 766,66 da sua remuneração.
Centro de custos: aluguel!
É a mesma coisa. Os escritórios da indústria ocupam 300 metros quadrados e o aluguel custa R$ 10 mil. Se a equipe de perfumes ocupar 90 metros, ou seja, 30% do espaço, pagará 30% do aluguel: R$ 3 mil. A turma de hidratantes é menor e só ocupa 7% do espaço? Então sua parte nas despesas de locação será de R$ 700,00.
Centro de custos: novos projetos!
O centro de custos também pode ser utilizado para o desenvolvimento de projetos. A indústria decidiu que lançará, em 2020, dois novos produtos: um gel capilar e um creme para os pés. Ao longo de 2019, cada um destes projetos ganhará um líder, que montará uma equipe. Os dois times deverão ter o seu centro de custos, com a liberdade de usar o orçamento para testar ideias, encontrar matérias-primas, investir em formulação. Sem que, a cada necessidade, tenham que recorrer ao departamento financeiro da empresa para pedir mais recursos.
Centro de custos: RH, financeiro e administrativo!
Estas três áreas não respondem diretamente pela obtenção de receitas da empresa. Elas não produzem, não vendem, não “trazem” dinheiro para casa. Mas também devem ter seus próprios centros de custos. Além de pagar as próprias contas, como já vimos acima (aluguel e salários), os setores podem usar seus recursos em aprimoramentos.
O RH teria liberdade de organizar cursos que melhorassem o clima da empresa. O financeiro poderia contratar uma consultoria de compliance, para impedir casos de corrupção e de assédio moral. E o administrativo conseguiria se socorrer de uma moderna assessoria de gestão, como a oferecida pela SR Consultoria Financeira, que organizaria o fluxo de caixa, a precificação e o orçamento da indústria.
Centro de custos: protagonismo e formação de líderes!
E fazendo tudo isso, a indústria estaria plantando a sementinha da liderança em dezenas de funcionários. Toda a equipe ficaria responsável pelo dinheiro da empresa, e por assegurar que ele seria bem utilizado, trazendo os retornos esperados. A longo prazo, a sucessão de gestores seria muito facilitada. A empresa teria vários profissionais capacitados para tomar decisões difíceis com segurança e assumir qualquer função diretiva.
Gostou da estratégia do centro de custos pulverizado? Se quiser tirar dúvidas sobre o assunto ou entender como usar esta fórmula no seu negócio, é só falar conosco!