CONTAS A PAGAR DEVEM SER A SUA PREOCUPAÇÃO Nº 1
O assunto contas a pagar não é o preferido de ninguém. Mas atrasar a quitação dos débitos sempre gera prejuízo. Se você é empreendedor e, como tal, visa o lucro, por que se dá ao luxo de perder dinheiro? Está na hora de implantar controles rígidos de gestão para evitar que prazos sejam descumpridos. E se o problema não é desorganização, mas falta de recursos, bom… é melhor buscar crédito no mercado de uma forma inteligente e planejada, evitando problemas maiores.
A SR Consultoria Financeira já explicou, aqui neste blog, que separar as contas a pagar da empresa das dívidas pessoais é fundamental. Agora, vamos trazer outras dicas muito úteis para que nunca mais um cobrador bata na sua porta ou os juros comam todo o seu lucro!
Fique de olho nos vencimentos das contas a pagar!
Algumas contas a pagar são recorrentes e vencem sempre no mesmo dia do mês. É o caso da energia elétrica, da internet, da fatura do cartão de crédito. Então fica bem fácil de controlar a quitação.
Já dívidas com fornecedores ou despesas inesperadas acabam caindo em datas diferentes e, para quem tem problemas de organização, representam risco maior de inadimplência.
Assim que você assumir compromissos financeiros, já marque na agenda (ou no calendário, no computador, no sistema de gestão…) os dias em que eles deverão ser pagos.
Combine os prazos das contas a pagar e a receber!
Da mesma forma que você tem contas a pagar mensalmente, também tem receita entrando com frequência. A nossa dica é implantar um sistema de gestão financeira, no computador, que mostre os débitos e créditos e tentar casar as datas.
Por exemplo: se entra mais dinheiro no caixa da empresa no dia 10, por que o cartão de crédito é pago dia 5? Telefone para a operadora e troque o vencimento para o dia 11 ou 12. Se organize para ter recursos à disposição antes da data em que precisa pagar suas dívidas.
Contas a pagar são prioridade em qualquer empresa!
Se as contas a pagar não forem quitadas na data correta, a empresa pagará juros. Alguns boletos têm multa de 10% com apenas um dia de atraso. Num débito de R$ 1 mil, são R$ 100,00 indo para a lixeira. Dinheiro suficiente para comprar, por exemplo, quase 3 mil folhas para a impressora. Ou 5 quilos de café.
Além de evitar desperdício, ficar sempre adimplente deve ser prioridade também porque algumas dívidas podem fazer a empresa interromper suas atividades. Se cortarem a internet por falta de pagamento, boa parte dos funcionários não conseguirá trabalhar. Se cortarem a energia, 100% deles terão que cruzar os braços. Se a sua empresa parar por um dia, qual será o tamanho do prejuízo?
Fique atento, porque muitas companhias de energia elétrica cancelam o fornecimento de luz sem avisar, sem mandar cobranças. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o corte deveria ser comunicado com 15 dias de antecedência. Mas nem sempre a lei é respeitada.
SR Consultoria Financeira
Os especialistas em gestão da SR Consultoria Financeira podem ajudar a sua empresa a organizar as contas a pagar e, também, a implantar diversos outros tipos de controle muito úteis para o sucesso de qualquer empreendimento. Escreva agora mesmo para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta por Skype. Conte com a nossa experiência.