Reduzir a inadimplência dos clientes é o primeiro passo para crescer no mercado
Não será fácil. Afinal de contas, de acordo com os últimos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 44% das famílias brasileiras estão endividadas. No Rio de Janeiro, o Procon fez até um mutirão para ajudar na negociação entre devedores e mais de 100 bancos e instituições financeiras. Reduzir a inadimplência dos clientes é fundamental para uma empresa continuar viva e financeiramente sólida, tendo capacidade de fazer novos investimentos e crescer no mercado.
De acordo com um estudo feito pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção de crédito), uma em cada 10 pequenas e médias empresas possui uma taxa de inadimplência maior do que 10%. É um percentual muito elevado e que, se não for combatido, pode inviabilizar o negócio. Por isso, os especialistas da SR Consultoria Financeira trazem, neste artigo, algumas dicas para você nunca mais sofrer com as dívidas.
1 – Tenha tudo documentado!
Uma forma de reduzir a inadimplência dos clientes é esquecer a informalidade. É não misturar negócios com relações pessoais. Não importa se o consumidor é fiel ou antigo na empresa, se é amigo, parente ou vizinho! Vai pagar a prazo? Então coloque tudo no papel. Faça um contrato! Tenha provas de que a dívida existe. Sem documentação, ficará quase impossível cobrar a dívida.
2 – Incentive o pagamento à vista!
O ideal, claro, é vender à vista. Mas o Brasil tem o costume do crediário enraizado na alma – e no bolso – da clientela. Muitas vezes, a pessoa tem dinheiro de sobra para quitar a dívida na hora, mas prefere parcelar em 10 vezes. Existem algumas estratégias para mudar esta mentalidade, como dar um desconto para pagamentos à vista, ou fornecer um brinde, ou ainda incluir o cliente numa lista de bons pagadores que participarão de um sorteio.
Lógico: é preciso que as ofertas sejam atraentes. Não adianta dar um desconto de 1%, ou dar uma caneta simples como brinde, ou sortear um boné com a marca da loja. Você só convencerá o cliente a pagar à vista em troca de promoções que despertem desejo. Ele precisa ver alguma boa vantagem.
3 – Avise que a dívida está perto do vencimento!
Mesmo com as promoções, sua empresa ainda terá muitas vendas a prazo. Uma boa saída para reduzir a inadimplência dos clientes é avisar que a dívida está perto do vencimento. Nem todo mundo está sem dinheiro ou é caloteiro. Tem gente que realmente se esquece do dia certo de pagar a conta. Mande um e-mail ou um SMS e você fará a sua parte para ativar a memória dos clientes.
4 – Deixe o cliente escolher a data de vencimento!
É uma estratégia utilizada com sucesso pelo Nubank. A fintech e operadora de cartões de crédito permite que seus clientes escolham entre 8 datas fixas do mês para a quitação da fatura. Assim, os consumidores optam pelo dia mais adequado de acordo com seu fluxo de caixa pessoal. Mas estas datas fixas precisam ser planejadas com cuidado, para equilibrar a entrada de recursos com o pagamento das despesas fixas da sua empresa. Se o aluguel do seu ponto comercial vence no dia 5 e os fornecedores são pagos no dia 15, duas boas datas para receber as dívidas são 3 e 13.
5 – Facilite a renegociação!
Se o cliente atrasou o pagamento, cobre com educação. Não adianta telefonar e dizer algo assim:
– Senhor João, sua parcela de R$ 300,00, vencida no dia 7, ainda não foi paga. Tem previsão de qual dia quitará a dívida?
Acredite: o coitado do seu João dará qualquer prazo para se livrar logo da conversa. E a resposta estará longe de ser verdadeira.
Ao invés desta abordagem mecânica e ineficaz, fale algo assim:
– Oi, seu João? Tudo bem com o senhor? Gostou da geladeira que comprou aqui na loja? Tá funcionando direitinho? Olha só… a última parcela ainda não foi paga. Aconteceu alguma coisa? O senhor está precisando de um prazo maior? Quer vir aqui na loja conversar?
Pois é, reduzir a inadimplência dos clientes pode te obrigar a agir como um psicólogo, como um ombro amigo. O Seu João, certamente, vai abrir o coração… e isso pode ser cansativo ou constrangedor. Mas o primeiro dinheiro que entrar será usado para pagar a dívida contigo. Se ele tiver que escolher um boleto para quitar, será o seu. Porque você foi educado, agiu com consideração, renegociou.
Lembre-se: é melhor demorar mais para receber do que NÃO RECEBER!
SR Consultoria Financeira
E agora que você já entendeu o que deve fazer para reduzir a inadimplência dos clientes, leia os outros artigos aqui do blog. Nós somos especialistas em gestão financeira, e auxiliamos profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas na busca por melhores resultados. Clique aqui e fala conosco.
Sabia que você pode ter um consultor financeiro por apenas R$ 95 por mês? Clique aqui para ter ajuda profissional!