REDUZIR CUSTOS NAS EMPRESAS: COMECE PELOS PEQUENOS GASTOS!
Um pacote de café custa cerca de R$ 10 e um computador novo, com todos os recursos, uns R$ 3 mil. O gestor leva meses planejando a compra do equipamento, mas libera a verba do cafezinho em segundos. Não deveria ser assim. Para reduzir custos nas empresas, é necessário começar cortando os pequenos gastos. Os especialistas da SR Consultoria Financeira garantem: quem olha para todas as despesas com a mesma atenção, chega ao fim do ano com muito mais dinheiro em caixa.
É claro que não estamos recomendando que você corte o café dos funcionários ou deixe de oferecer essa gentileza aos seus visitantes. Mas é preciso gastar com responsabilidade, buscando maneiras de pagar menos e eliminando, aí sim, o que é totalmente supérfluo. Aquilo que não faria nenhuma falta. Neste artigo, vamos dar algumas boas dicas para você colocar em prática em 2019.
Reduzir custos nas empresas: papel e impressões!
Qualquer empresa pode cortar essa despesa em mais de 50% e poupar milhares de reais por ano. Seus funcionários devem ter uma senha e uma cota mensal de impressões. Assim, só vão gastar papel e tinta quando for realmente necessário. Isso evitará que alguns membros da equipe usem equipamentos da empresa para imprimir materiais pessoais, como apostilas ou trabalhos da faculdade, sem autorização.
Além do mais, hoje a comunicação é quase 100% online. Todos os documentos podem ser trocados por e-mail, salvos na nuvem para acesso remoto e é possível até assinar contratos digitalmente. Não há nenhum motivo para continuar desperdiçando dinheiro e prejudicando o meio ambiente.
Reduzir custos nas empresas: fique de olho no estoque!
Esta é uma dica para reduzir custos nas empresas sem muito trabalho. O estoque não é, necessariamente, um pequeno gasto, tema deste artigo. Porém, basta analisar produtos que ficam muito tempo parados nele e diminuir sua quantidade. É o popular “menos é mais”.
Um restaurante que compra mais ingredientes do que o necessário acaba jogando comida no lixo.
Um supermercado que adquire mais produtos do que consegue vender termina sendo pressionado pelo prazo de validade e tendo que fazer promoções.
Uma indústria que lota o estoque com mercadorias que não tem muita saída perde matéria-prima e horas trabalhadas, além de desgastar a linha de produção sem necessidade.
Reduzir custos nas empresas: telefonia e internet!
Sua empresa precisa de tantas linhas telefônicas? Os celulares corporativos têm mesmo utilidade? Analise se são feitas mais ligações locais ou interurbanas, e para onde são essas chamadas de longa distância. Cheque se a velocidade de internet não está subutilizada, ou seja, se pode ser diminuída. E use estas informações para negociar com as operadoras e escolher a opção financeiramente mais vantajosa.
Outra coisa: use e abuse da tecnologia. Existem inúmeros serviços de comunicação totalmente gratuitos e eficientes. Seus funcionários podem conversar entre eles e com fornecedores e parceiros pelo Skype e até pelas chamadas de vídeo do WhatsApp.
Reduzir custos nas empresas: água e luz!
Mudanças simples podem reduzir custos nas empresas, no que diz respeito às contas de água e energia elétrica. Troque as torneiras e as descargas do banheiro por modelos mais econômicos. Use lâmpadas de LED ou fluorescentes, que têm maior durabilidade e menor consumo. Em alguns ambientes, podem ser instalados sensores que acendam a luz somente quando alguém entrar.
Reduzir custos nas empresas: o cafezinho!
Sim, chegamos no cafezinho. Falamos lá no começo que você não precisa cortar esse benefício. Mas pode gastar 15% menos. Basta não comprar diretamente nos supermercados. Existem empresas de cotação especializadas em procurar os melhores preços em dezenas de fornecedores, como a Cotebiz. Dá para economizar em café, açúcar, material de limpeza, papel higiênico, canetas, tinta de impressora e muito mais.
Reduzir custos nas empresas: SR Consultoria Financeira!
Outra dica excelente para reduzir custos nas empresas é contratar a SR Consultoria Financeira. Fale conosco para marcar uma conversa por Skype ou agendar uma visita. Se quiser, pode nos escrever para tirar suas dúvidas. E não deixe de ler outros artigos muito úteis aqui do blog, para aprender, por exemplo, a precificar corretamente seus produtos e serviços e a fazer um bom planejamento anual.