Reunião dos sócios precisa ser mensal e ter transparência
Sua empresa costuma fazer uma reunião dos sócios todos os meses, para discutir os resultados e prestar contas? É bem provável que a sua resposta seja “não”. Geralmente, em negócios de pequeno e médio porte, os donos conversam informalmente enquanto tomam um café, ou quando conseguem se encontrar. Só que os dias vão passando, viram semanas, meses… e uma reunião séria, transparente e detalhada nunca acontece. É por isso que os as decisões nunca são tomadas, os projetos não avançam e os funcionários não têm clareza do que devem fazer.
A reunião dos sócios evita grandes problemas, como demonstramos neste outro artigo. E para ser produtiva, precisa ser coordenada por agentes externos, como os especialistas da SR Consultoria Financeira. Nossa equipe apura os números, escolhe os temas, organiza o encontro e institui um sistema para a divulgação dos dados. Clique aqui para falar conosco e entender melhor como isso funciona. Enquanto isso, vamos explicar como a reunião dos sócios é benéfica para qualquer empresa.
Reunião dos sócios: precisa estar na agenda!
A reunião mensal de resultados faz parte da estratégia da empresa. Portanto, é um compromisso importante. Talvez, o mais importante de todos. Reserve, pelo menos, duas horas para o encontro. E cada um dos participantes deve fazer um breve relato, documentado, de como agiu para cumprir com suas obrigações nos 30 dias anteriores. Precisa informar quais metas foram alcançadas, e quais ainda enfrentam obstáculos, trazendo, é claro, sugestões para eliminar os problemas. Deve, também, estar disposto a ouvir as opiniões, ideias e críticas feitas pelos outros sócios.
Reunião dos sócios: metas futuras!
Na reunião, é claro, vão ser analisados os números de vendas, a lucratividade e o relacionamento com os clientes. Já falamos sobre isso neste outro artigo, que você pode ler clicando aqui. Mas o encontro também serve para avaliar os próprios sócios.
Quando os especialistas da SR Consultoria Financeira são chamados para coordenar reuniões de resultado, encontram uma situação indesejada com muita frequência: uma tarefa que não foi realizada porque cada sócio achou que ela seria executada pelo outro, e ninguém fez nada. Um mês se passou sem que a empresa avançasse naquela estratégia, ou resolvesse um problema específico. É lógico que isso gera prejuízo.
Por isso, a reunião dos sócios também deve determinar quais serão os desafios de curto, médio e longo prazo de cada participante. Se não houver um alinhamento de ideias, metas e responsabilidades, a empresa não crescerá. Além disso, segundo um estudo feito pelo Sebrae em 2016, quase todas as pequenas empresas que fecham as portas fracassam por falta de planejamento, porque tudo é feito na intuição e no improviso.
Reunião dos sócios: qualidade da entrega!
Outro ponto relevante é uma avaliação da qualidade da entrega do que a sua empresa vende. Vocês estão cumprindo o que prometem ao cliente? Eles estão satisfeitos com o que recebem? É preciso que todos estejam abertos a debater este assunto com transparência, sem vaidade. Pois admitir as falhas é o primeiro passo para consertá-las.
Há empresas cheia de iniciativa e sem nenhuma terminativa, ou seja, excelentes na venda e péssimas na entrega. É um método de trabalho ineficaz, pois o consumidor nunca mais volta, e ainda fala mal do negócio para um monte de gente. Não seria melhor ter clientes felizes recomendando seus produtos e serviços para amigos e familiares? O que você pode mudar na gestão para que isso aconteça? Descubra na reunião mensal dos sócios.
Reunião dos sócios: avaliação da concorrência e dos fornecedores!
A reunião dos sócios serve ainda para observar e analisar como os concorrentes estão se mexendo. Há novidades no mercado? Apareceu outra empresa disputando a atenção dos seus consumidores? O que eles têm feito melhor que você? Quem não olha ao redor, não sobrevive. Aproveite o encontro para avaliar também seus parceiros comerciais. Algum fornecedor está falhando? Uma conversa séria resolve ou é melhor já fazer uma troca?
Reunião dos sócios: tudo deve ser documentado!
E não se esqueça de documentar o encontro inteiro. Nas reuniões mensais de resultado coordenadas pela SR Consultoria Financeira, fazemos uma ata com os principais pontos discutidos. E este documento é utilizado na abertura do próximo encontro, relembrando quais as missões que cada um recebeu. As atas são arquivadas e, no futuro, daqui a alguns anos, serão o registro exato da trajetória de sucesso da empresa. O passo a passo de como ela se tornou um exemplo de empreendedorismo, gestão, inovação e foco em resultados.
Sua empresa está precisando de uma reunião dos sócios transparente, objetiva e eficiente? Clique aqui e agende uma conversa com nossos especialistas. Se preferir, marque uma consulta por Skype. Uma visão externa pode ser a solução para todos os seus problemas.