4 benefícios de contratar uma consultoria financeira
A melhoria no desempenho de qualquer empresa está diretamente relacionada à maneira como ela organiza suas finanças. Uma preocupação diária, essa tarefa exige administração constante.
Para lidar com isso, muitas acabam por contratar consultoria financeira a fim de proporcionar melhora na gestão de suas finanças.
Hoje, falaremos um pouco sobre como uma consultoria pode ajudar o seu negócio. Veja!
O que é uma consultoria financeira?
Qualquer um que trabalha em uma empresa sabe que é uma tarefa complicada lidar com as despesas e gerir os rendimentos.
Basicamente, quando se contrata uma consultoria financeira está se investindo em um serviço capaz de orientar e auxiliar o empreendimento a usar os seus recursos de forma eficiente.
Como definição, é um trabalho que visa estudar as necessidades dos clientes, encontrar soluções e indicar as melhores ações. O consultor precisa ser um profissional qualificado e que tenha um conhecimento profundo do assunto.
Ao ser apresentado para o problema, ele realizará uma averiguação e análise para emitir um diagnóstico preciso sobre a situação e perfil do cliente.
Entre algumas ações realizadas pelo consultor estão: análise das fontes de renda, estudo dos riscos, planos para melhorar o lucro e reduzir os custos, gerenciamento dos ativos e aplicações, entre outras.
Quais os benefícios de se contratar consultoria financeira?
1. Renovação das visões da empresa
A consultoria não só trará soluções para os problemas financeiros, como também novas ideias e conhecimento de outros casos. O consultor será a visão mais ampla e experiente que, muitas vezes, a sua equipe não possui.
Além disso, em caso de uma nova iniciativa, ele pode ajudar a avaliá-la antes da implementação, evitando correr o risco de ser fracassada.
2. Organização no fluxo de caixa e prognósticos para os próximos meses
A capacidade de organizar e analisar o fluxo de caixa com precisão é um dos melhores serviços que uma consultoria pode oferecer. É interessante saber que quando você contratar um consultor, ele definirá o seu perfil com informações sobre a capacidade de perda, a situação econômica e os objetivos de sua empresa.
A partir daí, ele terá informações detalhadas sobre a movimentação do seu caixa e definirá um plano para criar o controle de entrada e saída dos recursos a fim de que a estabilidade seja alcançada.
Com o fluxo de caixa organizado, você não terá problemas para lidar com suas despesas e poderá, inclusive, planejar novos investimentos.
3. Redução de despesas
O planejamento financeiro proporcionado pelo consultor ao seu negócio não apenas vai organizar o seu fluxo de caixa, ele também vai ajudar a entender como o seu dinheiro está sendo gasto e como reduzir as despesas de forma consciente.
Os métodos utilizados pelo consultor vão desde uma análise detalhada em planilhas das suas entradas e saídas até a reavaliação do regime tributário e também dos gastos fixos e variáveis da empresa.
A finalidade é sempre gerar soluções mais econômicas para o seu negócio e lhe auxiliar a enxergar aquilo que ainda não conseguiu.
4. Redução das dívidas
Para a eliminação das dívidas e, consequentemente, a conquista de uma vida financeira saudável, é preciso que o fluxo de caixa seja justo e suficiente para lidar com as despesas. Não há espaço para demoras no pagamento, portanto, juros ou multas por atrasos são evitadas.
O consultor auxiliará nesse processo por meio de seu diagnóstico mais amplo, além de estruturar o hábito de controle das movimentações financeiras.
Destacamos que o consultor financeiro não é um serviço exclusivo. Qualquer empresa pode ter esse serviço, seja ela pequena, média ou grande.
Afinal, o seu caixa é a base do seu negócio e, para que ele seja saudável, contratar consultoria financeira é a única forma de ter um serviço profissional e que realmente alcance resultados.
Ficou interessado nos serviços de consultoria? Entre em contato conosco e saiba mais!