4 práticas de gestão financeira para implementar e ter sucesso
Uma empresa depende de uma gestão financeira cuidadosa e responsável para se manter saudável, ativa no mercado, competitiva. Não se pode esquecer de que o dinheiro é uma das principais molas de qualquer negócio.
O gestor financeiro deve ser preparado e competente. Entregar as finanças de uma empresa nas mãos de alguém que não entende do assunto é o mesmo que entregar a condução de um barco nas mãos de um homem que nunca navegou.
Veja a seguir 4 práticas de gestão financeira que podem ser desenvolvidas na empresa, garantindo o sucesso do negócio. Acompanhe!
1. Faça um planejamento financeiro
Não fazer planejamento financeiro equivale a “sair do nada e chegar a lugar nenhum”. É preciso planejar para os dias futuros, estabelecer metas e alvos que serão alcançados em médio e longo prazo, além de monitorar os resultados, por meio de indicadores, e compará-los com as metas propostas.
O planejamento financeiro envolve também o controle sobre a quantidade de clientes atual e aquela que se almeja ter, além de definir as metas de faturamento, pesquisar o mercado, prever as consequências da sazonalidade (épocas específicas em que há um aumento nas vendas) e outros fatores, inclusive a projeção do fluxo de caixa.
Planejando o fluxo de caixa será possível antecipar-se às crises e preparar-se para elas, mantendo resguardado o capital de giro fundamental para cobrir despesas e manter o ciclo operacional funcionando.
2. Organize todas as informações, registrando-as
Entre as práticas de gestão financeira mais recomendadas está a de organizar todas as informações importantes, registrando-as nos livros de contabilidade, nos controles gerenciais e/ou em outros documentos necessários. Independentemente do valor, todo dinheiro que compõe a receita e os gastos deve ser registrado, visto que são imprescindíveis para o controle financeiro da empresa.
Esse registro facilitará questões como recebimento de parcelas, pagamento de débitos, negociação de prazos e assim por diante.
3. Analise e reduza os gastos
A redução dos gastos (sejam custos ou despesas, sejam fixos ou variáveis), contribui para aumentar a margem de lucro da empresa. O gestor precisa conhecer todos os gastos da organização, saber para onde estão sendo destinados, analisá-los e conferir até que pontos eles devem ser mantidos, cortados ou diminuídos.
Todo custo que não ajude a agregar valor ao serviço ou produto deve ser eliminado. Muitas despesas fundamentais podem diminuir se houver controle, tais como: uso de energia elétrica, água, telefone e material de escritório, por exemplo. Caso seja mais viável terceirizar determinado serviço, isso deve ser feito visando a relação custo-benefício, bem como foco em atividades prioritárias.
4. Invista em tecnologia de gestão
As ferramentas tecnológicas costumam otimizar a gestão das empresas e, por isso, estão entre as boas práticas de gestão financeira. O uso de um bom software contribui para cálculos mais precisos e um controle mais rigoroso sobre vendas, produção e itens de estoque. Com ele, fica mais fácil saber, com exatidão, o quanto houve de lucro ou prejuízo em determinado período.
Os custos iniciais de investimento em softwares de gestão financeira tendem a cair, considerando que eles estão se tornando muito populares. Ademais, são as empresas que se dedicam a desenvolvê-los com mais recursos e por preços mais acessíveis!
Além disso, muitos softwares são oferecidos como serviços (SaaS), funcionando na nuvem, com estrutura de servidores vinculados ao próprio fornecedor do software. São mais baratos que os tradicionais e oferecem mobilidade, eficiência e segurança.
Os recursos tecnológicos ajudam principalmente a medir os resultados com mais exatidão. Assim, é possível transformar dados em informação, que convertidos em indicadores, ajudam na hora de tomar decisões que envolvem o negócio como um todo.
Já está aplicando essas práticas de gestão financeira em sua empresa? Gostaria de conhecer práticas específicas para controle de fluxo de caixa? Veja as 5 melhores práticas para ter mais sucesso na sua ferramenta de fluxo de caixa!