Como fazer um orçamento eficiente para o próximo ano?
Um orçamento eficiente exige planejamento e organização para que se obtenha êxito em sua execução. Mas você já parou para pensar na programação orçamentária da sua empresa para o ano que vem?
Neste post nós vamos mostrar como fazer um orçamento eficiente para o próximo ano, a importância dessa ferramenta e de seguir suas diretrizes, bem como algumas dicas essenciais para que sua empresa cresça de forma saudável e sustentável. Confira!
Entendendo a importância do orçamento
Entender a importância de se fazer um orçamento é vital dentro de um bom planejamento financeiro. Afinal, ele é um dos instrumentos essenciais a fim de orientar as ações que devem ser executadas para os recursos serem consumidos de forma racional.
A partir do orçamento, são traçados os objetivos da companhia. Então, a gestão define aonde a empresa quer chegar no próximo ano e como ela fará isso. Assim, ela vai definir quais valores e outros recursos a serem empregados para tais objetivos serem alcançados. O orçamento, nesse sentido, serve para controle e também para medir a eficiência dessas metas.
Começando com o operacional
Uma dica para aqueles que estão pensando em fazer um orçamento para o próximo ano é começar pelo operacional. O primeiro raciocínio para um plano financeiro de sucesso é a projeção de vendas e, com base nesses dados, poderão ser previstos todos os outros valores.
A projeção de gastos com matéria-prima, mão de obra, custos com propaganda, logística e gastos administrativos será definida logo na sequência. Aqui é necessário conhecer dados históricos, de mercado, concorrência e outros relativos ao negócio que ajudem a projetar os resultados da organização.
Envolvendo seus colaboradores e registrando
Envolver os colaboradores é outra dica na preparação do orçamento para o próximo ano. Os funcionários são elementares nessa hora, já que conhecem os detalhes e entendem como funcionam as diferentes áreas do negócio.
Depois disso, é preciso anotar todos esses dados, registrar de forma ordenada e individualizada para cada um dos departamentos. Deve-se também elaborar o orçamento global da organização com as contas consolidadas.
Acompanhando e reavaliando para fazer um orçamento
De nada adianta implementar o orçamento se ele não for acompanhado e reavaliado. Esse detalhe é importante, já que, muitas vezes, são resultados estimados. Logo, é preciso estar atento para os valores orçados em comparações com os reais.
A grande vantagem do orçamento também está ligada à reavaliação, já que o gestor pode corrigir eventuais distorções no processo a fim de colocar a empresa novamente no rumo. Dentro da gestão financeira, tal ferramenta é uma das mais versáteis e completas devido a essa característica de acompanhamento e possibilidade de revisão.
Você acabou de ler como fazer um orçamento eficiente para o próximo ano. É elementar conhecer a ferramenta, começar com o departamento operacional e envolver os outros setores e colaboradores. Também não se deve esquecer de registrar tudo, controlar e revisar de maneira constante, pois essas são as grandes dicas para uma gestão financeira eficaz.
E você? O que tem pensando para se planejar para o próximo ano com relação a fazer um orçamento para sua companhia? Conte para nós pelos comentários!