5 aspectos essenciais ao contratar uma consultoria financeira
Caso as finanças da sua empresa não estejam indo bem, pode ter chegado a hora de rever como o planejamento financeiro de sua companhia está sendo executado. Para isso, não há nada melhor do que contratar uma consultoria financeira empresarial.
Por meio dela, é possível enxergar benefícios que você jamais imaginou existir e não é necessário esperar que grandes dificuldades apareçam para acionar uma consultoria financeira, como muitos empresários fazem.
Apesar disso, você deve tomar alguns cuidados. Foi pensando nisso que selecionamos 5 aspectos que devem ser analisados antes de contratar um consultor financeiro. Confira!
1. Avalie a expertise dos profissionais na área
No mercado competitivo, uma boa empresa de consultoria financeira tem vasta experiência no ramo de atuação. A bagagem técnica da equipe é fundamental. Então, o ideal é que você priorize as empresas que têm vivência em diferentes segmentos.
Questione também sobre os trabalhos anteriores realizados por essa empresa. Peça que ela descreva os casos recentes e quais benefícios alcançou com suas soluções.
2. Acompanhe cada tipo de procedimento que será adotado
Estar próximo de cada procedimento que o consultor financeiro executa é muito importante, visto que é uma forma de garantir o entendimento sobre o que está sendo feito na gestão financeira do seu negócio.
A partir disso, você conseguirá analisar se todo o investimento feito para contratar esse profissional está sendo efetivo. Verifique, também, se o consultor analisa estes itens mais comuns:
-
organização financeira;
-
identificação dos gastos desnecessários;
-
evolução das contas a receber;
-
elaboração de um orçamento eficiente.
3. Conheça a forma de pagamento dos profissionais
A cobrança sobre a prestação dos serviços de consultoria financeira não segue um padrão e podem existir diversas maneiras de pagar esse profissional. No mercado, há consultores que cobram honorários que podem ser por consulta, por projeto, por cronograma específico ou por resultado alcançado.
Contudo, essa questão financeira pode ser negociada. Pergunte se o profissional trabalha com pacotes iniciais, por exemplo. Você pode achar que é um investimento pesado, mas, com o passar do tempo, saberá que tudo valeu a pena.
4. Analise a disponibilidade da prestação dos serviços
Em tempos de crise econômica, o mercado de consultores financeiros tende a ser mais demandado e isso faz com que os profissionais da área trabalhem para várias empresas ao mesmo tempo.
Então, deixe claro, antes de contratar uma consultoria financeira empresarial, que você está precisando de dedicação especial ao seu negócio. Elabore em conjunto com a consultoria um cronograma de atuação, ou, uma agenda periódica de presença ou disponibilidade.
5. Peça o protótipo de um planejamento financeiro
Por fim, antes de contratar uma consultoria financeira e empresarial, forneça alguns dados de sua empresa para que o profissional em questão crie um protótipo de melhoria nos indicadores financeiros.
Essa é também uma forma de conhecer se você gosta da metodologia utilizada ou se terá dificuldades de entender o que o consultor planeja fazer em sua empresa.
Lembre-se que, fazer esse teste sempre que for buscar uma consultoria é a melhor forma de garantir que as informações serão passadas com clareza, possibilitando que você tome as melhores decisões em sua empresa.
Neste artigo, descobrimos que contratar uma consultoria financeira empresarial faz toda a diferença para um empreendimento. Por isso, é tão importante ficar atento ao que foi citado acima.
Este conteúdo foi relevante para você? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais a respeito da consultoria financeira e empresarial!