5 práticas para realizar um planejamento orçamentário de sucesso
Em um empreendimento, certamente o orçamento é um dos elementos de maior relevância. É ele que garante que todos os setores recebam a quantidade certa de dinheiro, de modo a permitir o funcionamento eficiente e adequado do negócio.
Apesar de sua importância, muitos empresários permanecem com dificuldades em fazê-lo. Pior ainda: não é raro encontrar empresas que nem sequer se preocupam com a sua elaboração. Os resultados vêm na forma de desperdícios, de falta de segurança e de prejuízos diversos.
Para que isso não aconteça com o seu estabelecimento, neste post, veja 5 práticas infalíveis para elaborar um planejamento orçamentário de sucesso!
1. Delimite objetivos e metas
Todo orçamento precisa ter um interesse útil para o negócio. Se o empreendimento vem encontrando dificuldades financeiras, a distribuição de recursos tem que estar focada na segurança, no capital de giro e nos investimentos.
Se a intenção é o crescimento, os setores correspondentes ao desenvolvimento precisarão receber mais dinheiro. Portanto, crie objetivos e divida-os em metas financeiras. A partir dos interesses e das prioridades, será fácil definir qual é a melhor distribuição de valores entre as várias áreas.
2. Execute um levantamento de dados para análise
Para saber, com precisão, como distribuir os recursos e obter os melhores resultados, é recomendado fazer um levantamento de dados. Verifique, por exemplo, quais foram as áreas que mais consumiram dinheiro, entenda o desempenho anterior e detalhe custos e receitas.
As informações devem servir como uma base para que o futuro seja planejado com maiores chances de acerto. Porém, tome cuidado para não repetir erros e para não criar um planejamento orçamentário igual ao dos anos anteriores. Se isso acontecer, a empresa pode ficar estagnada e a atuação será pouco útil.
3. Crie mais de um cenário para o planejamento orçamentário
Por melhor que seja o plano para a distribuição de recursos, não é possível saber, com exatidão, tudo o que vai acontecer. Pode ser que um movimento no mercado interno aumente as vendas, enquanto uma mudança abrupta exigirá que um setor gaste um dinheiro extra.
Para que o negócio não seja pego de surpresa, o recomendado é criar múltiplos cenários. Baseado em dados, elabore uma versão realista, mas não deixe de considerar uma pessimista e uma otimista. Com opções diversificadas, fica mais fácil absorver as possíveis mudanças e manter esse elemento sempre em dia.
4. Faça uma revisão periódica do documento
Um planejamento orçamentário de sucesso dificilmente é criado em uma só versão. As diferentes modificações e as imprevisibilidades do caminho fazem com que seja necessário rearranjar as finanças. Para que o processo não fique engessado, o recomendado é realizar revisões periódicas. Elas podem ser feitas a cada trimestre, quadrimestre ou semestre.
O objetivo é dar tempo suficiente para que as ações ofereçam resultados, porém sem perder a chance de agir em momento oportuno. A partir da nova coleta de dados, caso ocorram grandes desvios, é possível ajustar o orçamento de modo a encerrar o ano corretamente.
5. Conte com o auxílio de uma assessoria financeira
Mesmo pequenas e médias empresas podem encontrar dificuldade em planejar como as finanças serão distribuídas. Entre tantos setores e necessidades, é preciso ter uma capacidade analítica intensa, assim como uma visão completa do negócio.
Para tornar a tarefa menos complexa, a ajuda de uma assessoria financeira é muito bem-vinda. Com a orientação dos profissionais, o orçamento empresarial ficará muito mais robusto e terá maiores chances de êxito.
Ao executar essas práticas, fazer um planejamento orçamentário de sucesso deixa de ser um desafio. Como resultado, todos os setores do negócio terão os recursos de que necessitam para oferecer bons efeitos.
Já que ter ajuda é fundamental na tarefa, entre em contato com a SR Consultoria Financeira e descubra o que podemos fazer por você!