Saiba como diminuir a inadimplência na sua empresa
O descumprimento com as obrigações financeiras de uma companhia, infelizmente, é um problema muito recorrente no mundo corporativo do Brasil.
Auxiliar no crescimento da sua empresa e melhorar a gestão financeira inclui entender como diminuir a inadimplência do seu negócio e definir estratégias que impeçam esse mau.
No entanto, além de acompanhar de perto todo e qualquer acontecimento que influencie nos resultados, é preciso que você adote algumas práticas para baixar a inadimplência, que pode gerar muito prejuízo. Então, acompanhe este post e confira algumas dicas para não passar por essa dor de cabeça!
Organize um sistema de gestão
É fato que a tecnologia é um diferencial de grande ajuda, principalmente para auxiliar no controle financeiro da sua empresa. Para isso, existem softwares que facilitam o seu trabalho.
Os sistemas de gestão permitem o cadastro de seus clientes, disponibilizam funções para o controle financeiro e informações do seu histórico relativo às compras, contas a pagar e a receber. Alguns permitem até mesmo ações como a conciliação bancária para evitar atrasos.
Tenha um sistema de cobrança eficaz
As dívidas são problemas que podem se tornar incontroláveis se não forem resolvidos logo no início, não é mesmo? Para ajudar a diminuir a inadimplência do seu negócio, tenha um bom sistema que realize as cobranças e que emita alertas para o cliente tomar conhecimento de todas as pendências.
Normalmente, sistemas de cobrança fornecem opções de alerta automático para cada devedor, levando em consideração o primeiro dia de atraso no pagamento. Canais de atendimento são ideais para facilitar o contato entre você e o cliente e disponibilizar informações para uma cobrança mais eficaz.
No entanto, caso a dívida já tenha virado uma bola de neve e esteja com valores muito altos, tente negociar e receber o pagamento em parcelas ou o menor valor, para que assim você não fique no prejuízo e o seu cliente tenha tempo de pagar o restante desse débito.
Atualize o histórico de seus clientes
Existem clientes que pagam adiantado e outros que não conseguem ficar em dia com as finanças. Para conhecer o perfil de cada consumidor dos seus produtos ou serviços é indispensável que você tenha e mantenha o histórico atualizado.
Para isso, deixe em fácil acesso informações como documentos básicos, identificação, contatos, histórico de compras e, é claro, de pagamentos. Fique atento também aos clientes que já apresentam outras inadimplências. Você pode verificar essas informações em sites como o do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos).
Controle os indicadores e números diariamente
Para entender como diminuir a inadimplência na sua empresa é preciso conhecer os resultados diários e números que influenciam na sua gestão e nas finanças como um todo.
Contudo, você precisa contar com a sua equipe de vendas, setor financeiro e até mesmo com a orientação de uma consultoria financeira para capacitar a sua equipe e auxiliar a reunir e administrar informações como novos clientes, volume de vendas e acompanhamento de métricas e indicadores.
A inadimplência quando não é controlada e resolvida a tempo, pode causar danos no seu planejamento financeiro, atraso no pagamento de funcionários, despesas e impostos, desequilíbrio do fluxo de caixa e, em casos mais graves, a falência do negócio.
Entender como diminuir a inadimplência da sua empresa requer uma administração eficiente e um controle diário de fatores internos e externos que afetam as finanças.
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