5 passos para o fechamento contábil mensal
Para manter o correto acompanhamento da saúde financeira do seu negócio, é preciso fazer o fechamento contábil mensal da sua empresa. Não importa se o porte é micro, pequeno, médio ou grande, o registro das movimentações é uma tarefa essencial, que deve ser feita de maneira minuciosa.
O fechamento contábil mensal deve ser feito no início de cada mês, para que seja realizado o registro do fluxo do capital da sua empresa. Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos, a seguir, cinco dicas essenciais com a documentação necessária para realizar esse trabalho. Confira:
1. Reúna os documentos e a movimentação trabalhista do mês
Para realizar o fechamento contábil mensal, você precisará de toda a movimentação trabalhista. Esses documentos estão relacionados ao trabalho entre a sua empresa e o funcionário, seja ele assalariado ou não.
Essa relação se faz necessária, uma vez que auxilia no processamento da folha e na contabilidade da sua empresa. Dentre outros, serão utilizados os seguintes documentos:
- guia de impostos: INSS, FGTS;
- contribuições: sindical ou outras modalidades de contribuições;
- recibos de pagamentos: atestados médicos, salários, férias, vale-transporte;
- recibos e movimentações: quando há prestação de serviços de autônomos ou cooperados.
2. Tenha toda a movimentação fiscal
As documentações referentes às movimentações fiscais são, também, as mais importantes para o fechamento contábil mensal, já que qualquer tipo de atraso ou pendência pode acarretar problemas com o fisco. Para isso, você precisará de:
- notas fiscais: é preciso que o contador ou responsável, armazene todas as notas fiscais, sem exceção. Por exemplo, entradas e saídas de prestação de serviços, de produtos, contratação de serviços e compras de bens;
- notas fiscais concessionárias: são os serviços como o de energia elétrica e telefonia;
- comprovantes de pagamento dos impostos: DAS, DARF, GARE e GNRE.
3. Apresente a documentação da movimentação financeira
São os documentos que não estão ligados à relação do negócio operacional, mas fazem parte da movimentação financeira da sua empresa, pois são necessários para controle de caixa e, consequentemente, para o fechamento contábil mensal. São eles:
- comprovantes: receitas e despesas;
- arquivos eletrônicos: controle de caixa e extratos em OFX, utilizados para armazenar informações financeiras;
- extratos complementares: cartões de crédito, empréstimos, investimentos e descontos de duplicatas;
- recibos e contratos: contratos a pagar, aluguel, honorários e demais de fornecedores e clientes.
4. Faça o controle de estoque
Realizar o controle de estoque é uma tarefa muito importante para: o fechamento contábil mensal, o correto acompanhamento dos seus produtos, a redução de custos e para cumprir exigências da legislação, já que é preciso manter o Livro Inventário atualizado.
Para isso, registre todo e qualquer tipo de entrada e saída de mercadorias e faça o balanço periódico das quantidades. Registre as movimentações de matérias-primas e programe as compras diretamente com os fornecedores. Outra dica valiosa para controlar o seu estoque é manter a organização, afinal, produtos espalhados dificultam o controle do que precisa ou não ser reposto.
5. Utilize ferramentas a seu favor
A automatização de processos é uma grande aliada nos processos de gestão de uma empresa. Sendo assim, você pode apostar em softwares de gestão para controle de estoque, de despesas ou até mesmo de documentos.
Além de reduzir custos com mão de obra e falhas humanas, essas ferramentas ajudam na otimização do seu tempo de trabalho. No entanto, se ainda tem muitas dificuldades em controlar e organizar os seus processos e documentos, o indicado é que conte com a ajuda de uma consultoria financeira.
O fechamento contábil mensal é uma tarefa indispensável para que você possa acompanhar os resultados da sua empresa.
Viu como manter a organização dos documentos pode facilitar na hora de fazer fechamentos e balanços? Quer ficar por dentro de mais assuntos que o auxilie na gestão do seu negócio? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!