4 desafios para o processo de expansão empresarial
Durante o processo de expansão empresarial, é comum que o negócio precise lidar com situações que podem atrapalhar as estratégias desenvolvidas. No entanto, é possível prever alguns desses desafios e se preparar para minimizar seus riscos com ações adequadas.
Mesmo que um negócio comece pequeno, é natural que em determinado momento seja necessário pensar em expansões. Seja para aumentar o mix de produtos e serviços, ou mesmo para atender um maior número de clientes, expandir a capacidade faz parte de qualquer tipo de negócio.
No entanto, todo crescimento precisa ser planejado e sustentável, seguindo princípios de gestão. Abaixo, selecionamentos algumas práticas que ajudam qualquer empresa a passar pelo momento de transição/expansão com eficiência e de forma sustentável. Confira!
1. Determine o tipo de expansão empresarial
Há diversas possibilidades que permitem o crescimento de uma empresa, como a abertura de nova filial, novos canais de vendas e aumento do mix de produtos. É preciso identificar qual é a estratégia mais adequada para a empresa, de acordo com seu modelo de negócios, perfil do público-alvo, entre outras considerações.
Lembrando que, aliado à expansão, é preciso pensar nas possíveis mudanças relacionadas a questões burocráticas, como recolhimento de impostos, demais responsabilidades fiscais e legais, além da contratação de novos funcionários.
2. Avalie o momento certo para crescer
Uma pergunta muito comum que costuma deixar gestores em dúvida é sobre o momento certo no qual a empresa poderá apostar em uma expansão. Primeiramente, considere que o seu negócio precisa estar consolidado antes de buscar novos desafios.
Alguns indicadores podem ajudar a avaliar a maturidade da empresa, ou seja, se ela já está preparada, não apenas em relação à saúde financeira, para lidar com uma expansão. Analise a base de clientes já fidelizados, as taxas de lucros dos últimos anos, além do desenvolvimento e crescimento do ramo de atuação do negócio.
3. Não abra mão da qualidade
Um erro que pode comprometer fatalmente qualquer negócio é a diminuição da qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados. Além do mais, quando há um crescimento maior do que o planejado, muitas vezes a qualidade do que é oferecido cai, porque não houve investimento em capacitação profissional ou mesmo não há o suporte necessário para atender a demanda.
Com isso, é importante garantir que todo o time da empresa esteja preparado para as mudanças e novas demandas que possam surgir. Hoje, a competitividade dos mercados garante que os consumidores tenham muitas opções para atender suas necessidades, então, esteja certo de que seus clientes já fidelizados não tenham motivos para procurar outras marcas.
4. Enfrente as crises
Em épocas de crises financeiras, será muito mais difícil convencer que os investimentos em expansão são necessários. Para combater esse cenário, é preciso adotar estratégias que possam trazer resultados mesmo diante de obstáculos econômicos.
Identificar novas possibilidades de negócios em outros mercados e apostar em diversificar o que a empresa já oferece são algumas das possibilidades. Além disso, o mercado oferece alternativas como a criação de franquias e licenciamento de produtos, as quais permitem que os custos da expansão sejam divididos com outros investidores.
Os desafios são grandes, mas quando a expansão empresarial é planejada de acordo com a realidade da organização, seguindo um modelo de negócios bem definido, as chances de problemas são muito menores.
Se você gostou deste post sobre expansão empresarial, aproveite para ler também o que já escrevemos sobre como otimizar as informações financeiras da sua empresa.