O papel do planejamento tributário para a saúde da sua empresa
Ter um planejamento tributário eficaz é essencial para qualquer empresa que deseja ter uma situação financeira saudável, tendo em vista que, no Brasil, existem cerca de 93 tributos, taxas e contribuições para serem cumpridos.
Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cada brasileiro deverá trabalhar em torno de 153 dias para conseguir pagar sua parte ao Fisco. Por esse motivo e pelo cenário atual de incerteza econômica existente no país, é preciso adotar medidas estratégicas com a finalidade de economia tributária e redução de custos referentes ao pagamento de tributos.
Pensando nisso, elaboramos este texto para que você entenda a importância do planejamento tributário para o desenvolvimento de qualquer negócio. Confira!
O que é o planejamento tributário?
É um conjunto de práticas a serem desenvolvidas dentro de uma empresa para diminuir o impacto dos impostos, fornecendo maior economia para o empreendedor.
Ele pode ser:
- preventivo: deve ser adotado frequentemente, com a finalidade de evitar problemas futuros e pagamento de impostos desnecessários;
- corretivo: usado para corrigir impostos que foram pagos indevidamente.
Qual é o papel do planejamento tributário?
O planejamento tributário realiza análises de todos os dados corporativos, contexto econômico, porte da empresa, volume de negócios, atividades exercidas, lucro, estrutura, entre outros, identificando o tipo de regime tributário mais adequado. Ele pode ser: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Essa escolha deve ser realizada com muito cuidado, pois a legislação não permite mudanças ao longo do ano-calendário, somente no próximo ano. Por isso, é preciso que a empresa conte com profissionais especializados para orientá-la sobre a melhor escolha.
Quando o planejamento é realizado com eficiência, é possível que a empresa recupere os tributos pagos de maneira indevida, começando um processo de economia tributária para assegurar melhores resultados.
Quais são as outras vantagens do planejamento tributário?
Além da redução do pagamento de impostos, o planejamento tributário concede diversos benefícios para o negócio. Veja, a seguir, as principais vantagens:
- impede a ocorrência de autuações, já que o detalhamento da vida tributária da empresa possibilita o conhecimento de todas as operações, acertos e falhas. Assim, fica mais fácil avaliar se as práticas realizadas estão em conformidade com a lei vigente;
- aumenta a competitividade no mercado, pois o planejamento permite a diminuição dos custos envolvidos no negócio, assim, os recursos ficarão disponíveis para serem investidos em outras atividades;
- possibilita a elaboração de um orçamento anual eficiente, já que, com a análise precisa de dados, é possível prever o futuro de forma mais segura no que se refere a gastos e ganhos;
- permite usufruir de possíveis incentivos fiscais, pois a empresa que tem um crescimento ordenado consegue identificar incentivos fiscais dos quais poderá fazer uso.
Com um planejamento tributário adequado, é possível que o empresário reduza o pagamento excessivo de impostos, conheça melhor os riscos do negócio, utilize dados importantes nos momentos de tomada de decisões, além de prever os cenários a serem enfrentados futuramente. Diante de tantas vantagens, é um fator fundamental para influenciar positivamente no crescimento do negócio.
Este texto foi útil para você? Então, aproveite sua visita ao nosso blog e leia agora mesmo o texto “Entenda a importância do consultor financeiro como conselheiro estratégico” e saiba mais sobre o assunto!