Use a prevenção na gestão da sua empresa
A prevenção é fundamental no processo de gerenciamento empresarial. Para obter maior sucesso é imprescindível estar à frente da movimentação mercadológica e da economia, traçar metas e projetar tendências a partir desses cenários. Uma ferramenta muito especial capaz de auxiliar as empresas a obterem esses objetivos é a análise preditiva, ou seja, obter previsões.
Com o auxílio dessa tecnologia, os gestores estarão aptos a analisar diferentes contextos, antecipar problemas e traçar mudanças estratégicas capazes de impactar positivamente o seu planejamento, o que gera vantagem competitiva para os negócios. Isso significa trabalhar com o futuro.
Para que você entenda melhor o assunto, desenvolvemos este post sobre o que é exatamente a análise preditiva e como ela auxilia a gestão empresarial. Ficou interessado? Então, continue com este post até o final e veja como a prevenção pode ajudar no crescimento de seus negócios!
O que é análise preditiva?
A análise preditiva é uma ferramenta capaz de indicar tendências para o futuro, observando ações passadas. Em outras palavras, é a possibilidade de otimizar o entendimento de determinados processos ao verificar as suas informações históricas e encontrar ações possíveis de serem repetidas, contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisão estratégica dos gestores.
Dessa forma, ela possibilita analisar um cenário específico e traçar cenários, tendências e mudanças capazes de afetar o planejamento estratégico da empresa, buscando correlações diretas com a evolução do seu negócio.
Para que a análise preditiva funcione corretamente e “preveja” o futuro com o máximo de segurança possível, é necessário contar, também, com dados externos. Por isso é pertinente buscar condições para maximizar a coleta de informações.
Quais são seus principais benefícios?
Essa ferramenta traz muitos benefícios para a empresa, como:
- melhoria no processo de gestão;
- identificação de tendências;
- auxílio no melhor conhecimento de seus clientes e aperfeiçoamento no atendimento;
- agiliza a tomada de decisão;
- prevê mudanças no mercado e de seus consumidores;
- reduz o risco de prejuízos;
- aprimora o desempenho do negócio;
- gera “insights” para rever os procedimentos internos e simplifica o fluxo;
- auxilia na gestão financeira empresarial, entre outros.
Como funciona esse auxílio?
Esse recurso utiliza dados, modelos estatísticos e técnicas de correlação de dados para a identificação de resultados futuros possíveis de acontecer. A análise é realizada com base nos dados históricos.
A análise preditiva confere “padrões preditivos” a cada cliente ou área de atuação. Quanto mais informações, maior são as chances de traçar perfis e comportamentos específicos.
O modelo para coleta dados pode ser:
- demográficos;
- sociais;
- macroeconômicos;
- culturais;
- mercadológico.
É feito um cruzamento entre os dados por meio das fórmulas matemáticas e estatísticas que geram um “score”, levando aos resultados preditivos.
Agora que você já conhece o que é análise preditiva e os benefícios que essa forma de prevenção traz para as empresas, que tal aprender a realizar um planejamento orçamentário de sucesso? Empresas de consultoria financeira e empresarial podem auxiliar nesse trabalho.
Gostou do conteúdo? Conseguiu entender sobre o uso da prevenção na gestão empresarial? Então compartilhe nosso post nas suas redes sociais e ajude os seus colegas de trabalho, amigos e familiares a também entenderem mais sobre o ele!