EVITAR PERDAS FINANCEIRAS É UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DAS EMPRESAS
Perdas financeiras são inevitáveis na rotina de uma empresa. O computador vai quebrar, o software ficará desatualizado, o produto em estoque vai estragar, a aplicação não dará o retorno esperado. Enfim, são muitas as situações que podem gerar perdas. Mas como uma consultoria especializada consegue ajudar o empreendedor a se antecipar aos riscos para diminuir o máximo possível o prejuízo?
Pedimos aos fundadores aqui da SR, Ubitaran Reis Ribeiro e Rosa Sá, algumas dicas que possam auxiliar os gestores a perceber com antecedência a chegada de problemas que causarão perdas financeiras. Para quem não sabe, uma consultoria especializada não atua apenas na “arrumação da casa”, ou em consertar o que está errado. É também missão dos conselheiros prever o futuro. Mas, para isso, ao invés de cartas e cristais, eles utilizam sabedoria e a experiência de anos vendo os mesmos sintomas se repetindo empresa após empresa.
A seguir, vamos aproveitar o conhecimento deles para transmitir a você, gestor ou empresário, alguns pontos que merecem muita atenção na sua luta diária para manter o dinheiro em caixa!
Perdas financeiras: cuide bem da sua área de TI!
TI significa tecnologia da informação. E toda empresa possui, em maior ou menor quantidade e complexidade, computadores, impressoras e servidores. Sabe o que os negócios têm em comum, também? Um descuido abissal com a manutenção e atualização destes equipamentos. Afinal de contas, para que manter uma equipe de suporte se está tudo funcionando?
Para evitar perdas financeiras, a primeira dica é pagar especialistas em TI. É um dinheiro bem gasto, que gera economia. O que aconteceria se um computador parasse de funcionar de repente? Ou dois? Seus funcionários não teriam como trabalhar. A produtividade diminuiria. E você acabaria tendo que buscar ajuda emergencial, o que é sempre mais caro.
E tem mais: softwares desatualizados são a porta de entrada para vírus e ataques virtuais. Milhares de pequenas empresas já foram vítimas, no Brasil, de roubo de dados. Parece um crime muito distante, coisa de filme americano, mas não é. Acontece todos os dias e muitos empresários já tiveram que pagar resgate para ter seus arquivos de volta. E pior: se dados confidenciais de clientes, mantidos em seus computadores, vazarem na internet, você poderá ser processado. E a partir de fevereiro de 2020, com a nova lei brasileira de proteção de dados, as indenizações serão milionárias, capazes de levar um negócio à falência logo na primeira infração.
Perdas financeiras: gerencie melhor o estoque!
Um dos maiores causadores de perdas financeiras em qualquer empresa é o estoque. Os gestores calculam mal a demanda e compram muito mais do que precisam. Em comércios que vendem alimentos e produtos perecíveis, como supermercados e restaurantes, o prejuízo é irreversível. O prazo de validade vence e a comida vai para o lixo. Estima-se que 26 milhões de toneladas de alimentos sejam descartados anualmente no Brasil .
Se você trabalha servindo comida, uma dica é observar bem quais são os pratos menos pedidos e tirá-los do cardápio. Outra possibilidade é ter um menu composto por um conjunto principal de ingredientes, comuns a todas as receitas, e ter poucas opções que levem insumos diferentes.
E se você não é do ramo de alimentação, também deve cuidar melhor do estoque. Por exemplo: uma loja que compra 100 vestidos iguais e vende 50, terá que fazer uma liquidação para se desfazer das peças encalhadas quando chegar a nova coleção ou quando a moda mudar. Com preços mais baixos, às vezes, que o custo.
Isso aconteceu nesta semana numa loja conceituada da Rua Oscar Freire, em São Paulo. Saias que custavam R$ 300,00 no Natal estavam sendo negociadas por R$ 50,00. Além do prejuízo imediato, o descontão traz impactos negativos para a marca. Quem vai comprar uma roupa com preço cheio sabendo que, em 3 ou 4 meses, ela custará menos da metade?
Perdas Financeiras: aplicações no mercado!
Qualquer gestor minimamente conectado com o mercado financeiro sabe que o dinheiro não deve ser colocado na caderneta de poupança, que apesar de segura, não gera uma rentabilidade atrativa. O ideal é diversificar as aplicações, incluindo ações e títulos. O problema é que o mercado oscila todo dia, e remanejamentos são necessários.
Para evitar perdas financeiras, você, gestor, não pode “abandonar” o dinheiro numa aplicação e deixar que ele siga seu rumo sozinho. O ideal é acompanhar os números constantemente e fazer as mudanças necessárias para conseguir sempre a melhor rentabilidade. Se não tiver tempo ou conhecimento para fazer isso, peça o auxílio de um planejador de investimentos.
SR Consultoria Financeira
Essas foram apenas três sugestões para deixar de sofrer com as perdas financeiras. Porém, existem inúmeras outras estratégias que podem beneficiar sua empresa. Para corrigir os rumos da gestão e melhorar seus resultados, clique aqui e fale com nossos especialistas. Agende uma visita ou marque uma consulta virtual, por Skype!