Melhorar a estrutura interna gera resultados imediatos na empresa
A falta de um espaço adequado de trabalho é um fator que desmotiva os funcionários. Ninguém gosta de passar o dia num ambiente sujo, muito quente ou muito frio, barulhento, com móveis quebrados, equipamentos estragados e com nenhuma perspectiva de melhoria. Parece até que descrevemos o inferno, né? Mas em menor ou maior grau, esta é a realidade de milhares de empresas brasileiras. E sem melhorar a estrutura interna, acredite, os números continuarão ruins. Funcionário infeliz não produz bem. Vendedor frustrado não fecha negócios. Você, empresário ou gestor de RH, precisa fazer a sua parte.
E melhorar a estrutura não significa fazer uma obra milionária e deixar o escritório parecido com uma mansão. Basta voltar às origens. Você se lembra de como a sua empresa era no dia da inauguração? A pintura era impecável, os móveis eram novos, o computador não travava, a impressora cumpria brilhantemente com suas funções e a equipe estava muito animada. Com o tempo, tudo vai se desgastando. Mas faz parte da gestão prever recursos para manutenção e reposições emergenciais, e tomar as providências assim que for necessário.
O Linkedin fez uma pesquisa em 2018 e descobriu que 49% dos brasileiros estão estressados com o trabalho. Um dos índices mais elevados entre todos os países pesquisados, ao lado da Alemanha e da Austrália. E a falta de uma infraestrutura adequada não contribui em nada para mudar este quadro. Veja alguns pontos em que sua empresa deve focar a atenção para reverter o problema.
Melhorar a estrutura da empresa: iluminação!
Não basta ter lâmpadas, é preciso saber como usá-las. E o Brasil possui instruções para a iluminação adequada no ambiente de trabalho, elaboradas por especialistas. A NR-17, norma que regulamenta as condições laborais, determina que a iluminação precisa ser uniforme e sem efeitos indesejáveis, como ofuscamento e contraste. É melhor consultar um técnico experiente para checar suas instalações. Faça isto antes que seus colaboradores tenham uma fadiga visual, ou seja, cansem os músculos da visão.
Melhorar a estrutura da empresa: barulho!
É impossível se concentrar com excesso de barulho no ambiente. Antigamente, as empresas possuíam salas para cada departamento. E estes espaços concentravam um menor número de pessoas. Agora, a moda é integrar todo o quadro funcional, retirando paredes e divisórias, e criando um escritório único, amplo… e lotado. É lógico que o barulho e as distrações aumentaram. Do ponto de vista social, a estratégia foi excelente. Porém, gerou impacto negativo na produtividade, e muitas empresas já estão repensando a distribuição dos espaços. Verifique se, no seu negócio, isso é ou não um problema.
Outra questão que deve ser administrada em relação ao barulho é a proximidade do escritório com o setor de produção. Os operários estão mais acostumados ao excesso de ruídos e usam protetores auriculares. Os funcionários da administração, pelo contrário, ficam com os ouvidos desprotegidos.
Quando apenas uma parede separa os dois ambientes, algo que é muito comum, o barulho toma conta de tudo. E isso tem dois efeitos. O imediato é que o pessoal do escritório não consegue trabalhar bem. O futuro é que muitos deles terão sérios problemas auditivos. E, aliás, poderão até processar a empresa, e terão direito a uma indenização se comprovarem que a doença foi causada pela exposição excessiva e contínua ao barulho do ambiente de trabalho.
Melhorar a estrutura da empresa: mobiliário!
Os melhores designers do mundo passam a vida criando móveis que unem beleza e ergonomia, a ciência que estuda as adequações das estruturas industriais ao corpo humano. Se o preço é o único critério da sua empresa para escolher mesas e cadeiras, é bem provável que seus funcionários estejam com dores nas costas e nos ombros. E que estejam desenvolvendo uma doença chamada LER, lesão por esforço repetitivo, que é muito mais frequente em pessoas que usam móveis inadequados.
Quem sente dores precisa fazer pausas mais frequentes. E acaba faltando ao trabalho para repousar, ir ao médico e fazer exames. Uma empresa é feita de pessoas, e quando elas sofrem, os negócios também vão mal. Nós podemos garantir que comprar móveis melhores – e mais caros – terá um custo-benefício muito melhor!
Melhorar a estrutura da empresa: equipamentos!
Você acha que um funcionário vai insistir em fazer uma planilha se o computador trava o tempo inteiro? O mais provável é que ele se canse e abandone a tarefa. E se o seu sistema de telefonia não funciona bem, não espere que o vendedor use o próprio celular para se comunicar com os clientes. Equipamentos como computadores, impressoras, telefones e máquinas da produção não podem falhar. Não se pode descuidar da manutenção. E se for preciso fazer o descarte, faça. Compre um novo. Certamente, sua empresa tem uma verba separada para isso. E se não possui, existem linhas de crédito com taxas acessíveis. Só não cobre produtividade da sua equipe quando você não oferece os recursos para que eles trabalhem.
Melhorar a estrutura da empresa: assessoria financeira!
A SR Consultoria Financeira possui especialistas em gestão que podem assessorar sua empresa nestas mudanças estruturais. Qualquer reforma, manutenção ou reposição exige dinheiro. Mas antes de usar seus recursos, você precisa fazer um planejamento financeiro, e decidir se o custo será absorvido pelos seus clientes, com um aumento dos preços. Se for pegar um empréstimo, terá que analisar as melhores opções de crédito disponíveis. Clique aqui e marque uma conversa com nossos consultores. Melhore a estrutura interna da sua empresa antes que as deficiências comecem a gerar um rombo no seu caixa.