Livros para empreendedores: 3 obras obrigatórias para vencer nos negócios!
Você já merece nossos parabéns só por estar buscando conhecimento. O aprendizado não está apenas nas universidades. Também é possível pescar dicas valiosas para os negócios durante seus momentos de lazer. Assistindo filmes e séries de TV, como já mostramos neste outro artigo que pode ser lido clicando aqui. Ou lendo livros para empreendedores. E atenção: não estamos falando de textos técnicos, chatos, que te deixarão sonolento. Muitas vezes, as boas histórias estão em obras que você jamais veria na prateleira de negócios de uma livraria. Siga nossas sugestões inusitadas e não irá se arrepender!
Livros para empreendedores 1: Agassi, Uma Autobiografia!
Você certamente não pensaria em comprar a biografia de um tenista para aprender sobre negócios. Mas conhecer a trajetória de Andre Agassi vai te mostrar como o sucesso não é uma linha reta, sem obstáculos. Você também verá o poder da motivação, da persistência e de contratar uma boa equipe para ter uma história vencedora. Andre Agassi é um dos 8 tenistas a ter ganho todos os quatro torneios do Grand Slam (US Open, Wimbledon, Roland Garros e Autralian open). Sua história é contada de forma muito honesta e aberta, revelando episódios que toda personalidade preferiria esconder.
Agassi tinha um treinamento extremamente rigoroso, e se preparou para o tênis profissional desde a infância. Apesar do talento precoce, perdeu vários torneios e viu todos os tenistas promissores de sua geração tornarem-se campeões e milionários antes dele. Sofreu com lesões que fariam muita gente desistir de andar, quanto mais de ficar 5 horas trocando bolas numa quadra. Porém, a cada derrota, ele renasceu mais forte, mais obstinado, e se tornou um dos maiores atletas de todos os tempos.
Livros para empreendedores 2: O Jeito Disney de Encantar os Clientes!
Walt Disney criou personagens que encantam crianças – e adultos – há quase um século, no mundo inteiro. Seu talento e tino empresarial deram origem a um império que hoje, em 2019, vale US$ 155 bilhões (o equivalente a quase R$ 650 bilhões). Mas o livro O Jeito Disney de Encantar os Clientes não fala sobre nada disso. Seu objetivo é mostrar como os parques da Disney criam experiências capazes de cativar e fidelizar o público. Destacamos, aqui, duas histórias.
1 – Um garoto estava inconsolável porque perdeu seu boné, que havia sido comprado no parque horas antes. Um faxineiro percebeu o desconforto e foi à loja buscar um novo chapéu para ele. De graça! Em qual outra empresa isso seria resolvido de forma tão rápida, e por um funcionário do baixa escalão? No seu negócio, o porteiro ou a copeira teriam essa liberdade de solucionar e encantar o cliente? Pense sobre o poder disso.
2 – Um menino ficou assustado com o Capitão Gancho, a ponto de chorar de medo. Ao chegar no seu hotel, dentro do complexo Disney, encontrou, na cama, muitos doces e um bilhete do Peter Pan. O herói o convidava para, no dia seguinte, ajudá-lo a enfrentar e expulsar o pirata do parque. O garoto aceitou e os atores criaram um enredo para que ele, sem saber que era uma encenação, vencesse o Capitão Gancho. Perguntas: para quantas pessoas os pais do pequeno herói contaram essa história? Quantos novos clientes eles geraram para os parques? E quantas vezes retornaram, compraram produtos, gastaram dinheiro? Criar experiências positivas provoca excelentes resultados financeiros.
Livros para empreendedores 3: A Marca da Vitória!
Mais uma biografia em nossas dicas de livros para empreendedores. A Marca da Vitória conta a história da Nike e de seu criador, Phillip Knight. A empresa foi aberta com apenas 50 dólares, e sua estratégia inicial era importar pares de tênis do Japão para os Estados Unidos. Os produtos tinham baixo custo e excelente qualidade. Com o sucesso de vendas, o empresário quis ir além, criando marcas e modelos próprios. A empresa sofreu com golpes de fornecedores, ataques de concorrentes e descrédito do público. Porém, a cada pancada, Phillip tirava uma ideia nova da cartola e seguia em frente.
A história demonstra a importância de ser criativo, de pensar fora da caixa, de olhar para caminhos que ninguém está percorrendo. Ser diferente não é ruim, desde que você consiga transformar o inusitado em lucro. A obra deixa um bom exemplo para empreendedores que não conseguem delegar. O dono da Nike não gostou do logotipo criado pela empresa, a asa estilizada representando vitória. Na verdade, ele odiou o desenho. Mas confiava no designer e aprovou a ideia. Hoje, é um dos logotipos mais reconhecidos em qualquer lugar do planeta. Moral da história: cerque-se de especialistas em cada função e aceite que eles sabem mais do que você.
Dica bônus!
Não escrevemos nenhum livro, mas toda semana tem artigo novo aqui no blog. Se você quer dicas práticas sobre gestão financeira, leia nossos posts. E se precisar de ajuda com a sua empresa, já sabe: clique aqui e fale conosco. Boa leitura!