A função do balanço contábil para a sociedade empresarial
Toda boa administração de uma empresa requer cuidados financeiros. Entre os principais relatórios que não podem faltar nesse gerenciamento está o balanço contábil ou o Balanço Patrimonial, como é conhecido por muitos. Apesar de ser muito importante — além de obrigatório pela legislação brasileira —, constantemente ele é deixado de lado por pequenos e médios empresários.
Muitas vezes o empreendedor não pode ser considerado culpado por deixar que isso aconteça, pois a sua falta de conhecimento sobre o que realmente é esse relatório, como ele é composto e o que ele representa acaba o afastando da sua utilização.
Para que isso não aconteça mais, desenvolvemos este post que explicará exatamente o que é o balanço contábil e seus principais impactos na empresa. Ficou interessado? Então, acompanhe o nosso artigo até o fim e entenda mais sobre o tema!
O que é um balanço contábil?
O balanço contábil é um relatório gerado após o lançamento de todo o fluxo financeiro de um empreendimento por determinado tempo. Esses lançamentos dos fatos contábeis são os mesmos que se encontram no livro diário da empresa.
Toda a situação patrimonial do negócio é informada nessa demonstração financeira. Isso significa seus bens, direitos e obrigações. Além do mais, é possível identificar todos os seus investimentos realizados, juntamente às respectivas fontes de recursos.
De acordo com a contabilidade, os bens são tudo o que a empresa tem convertido em números. Alguns exemplos são:
- contas bancárias;
- saldos;
- estoque;
- marcas;
- patentes;
- entre outros.
Por outro lado, os direitos são as quantias que ainda não estão em posse da empresa, mas existe uma previsão para que eles sejam transformados em dinheiro. As contas de clientes a receber são um exemplo disso.
A Demonstração de Resultado do Exercício, em conjunto com o balanço contábil, é uma excelente fonte de informação para o planejamento e tomada de decisão nas empresas.
Qual a sua função?
O balanço contábil é a forma de descrever todos os registros financeiros para que o empresário possa valer-se das informações. Sua principal função é demonstrar todo o patrimônio líquido da empresa por meio da organização e classificação dos dados em grupos para o empreendedor. Desse modo, é esperado que as informações contábeis se aproximem dos gestores da empresa.
Sem o balanço contábil, muitos empreendimentos estão fadados ao insucesso, pois com a sua desconsideração, o empresário:
- deixa de garantir a regularidade da empresa;
- deixa de ter uma visão mais completa sobre as finanças;
- é impedido de tomar decisões com dados sólidos;
- não consegue observar o crescimento da empresa para fazer um bom planejamento e ações futuras.
Portanto, o balanço contábil é um dos instrumentos de análise mais importantes de uma empresa e evidencia, entre outros pontos, qual é o patrimônio líquido da organização. Além disso, ele é muito importante para a prestação de contas entre sócios e para a preservação da sociedade.
Com ele, é possível entender o nível de endividamento e o grau de liquidez das suas contas, a fim de otimizar as ações. Trata-se de uma ferramenta fundamental de apoio aos gestores. Os empreendedores que utilizam esse relatório certamente têm muitos resultados positivos em seu negócio.
Para que ele seja aplicado e analisado da forma correta, é imprescindível ter o auxílio de profissionais especializados. O ideal é solicitar a visita de um consultor financeiro para implementar uma sistemática de análise dos resultados apresentados no balanço, a fim de monitorar a evolução dos saldos e índices.
Lembre-se, tudo aquilo que pode ser medido, pode ser controlado. E, tudo que pode ser controlado, pode ser melhorado.
Agora que você já sabe o que é um balanço contábil e qual a sua importância, que tal contar com a ajuda de profissionais qualificados? Para mais informações sobre esse serviço, entre em contato conosco! Teremos a maior satisfação em atendê-lo!