Análise de crédito e cobrança: como realizar de forma correta?
Para atrair consumidores, é muito comum que as empresas ofereçam crédito. A compra parcelada na forma de crediário é uma opção bastante frequente no Brasil, mas exige atenção, sendo fundamental ter políticas internas estabelecidas para dar crédito e para cobrar.
Ao fazer uma estruturação eficiente desses elementos, a empresa sofre menos com baixas no caixa e consegue melhorar os seus resultados financeiros. Por isso, continue lendo o nosso post e veja como realizar análise de crédito e cobrança de forma correta!
Crie uma política de análise de crédito e cobrança
Não adianta ter uma ótima estratégia de cobrança se os valores para os limites do crédito são concedidos sem critérios. Isso prejudica os resultados da empresa e pode colocá-la em risco. Portanto, tudo começa com a definição de qual é a melhor política de análise para a concessão de crédito na sua empresa.
Entenda, primeiramente, a disponibilidade de capital de giro, os custos das operações e o ciclo financeiro e de fluxo de caixa. Se os prazos de pagamento a fornecedores são muito curtos e inegociáveis, é pouco interessante oferecer crédito estendido aos clientes.
Também é o momento de definir quais são os critérios mais importantes, como faixa de renda, valor concedido e condições para novos consumidores. Aproveite para se basear em estatísticas e considere as fontes de informação. Ao final, a política deve ser clara, explícita e de fácil execução.
Saiba cobrar os clientes inadimplentes de forma eficiente
Mesmo com uma excelente estrutura de análise prévia, alguns consumidores podem se tornar inadimplentes. Uma vez que isso aconteça, é fundamental agir para recuperar os valores de maneira rápida e com custos compatíveis.
Como a eficiência é determinante para o retorno das finanças, vale a pena criar um script que conduza os agentes que entrarão em contato com os clientes. Não se esqueça de respeitar os direitos do consumidor, de modo a evitar processos e penalidades desnecessárias.
Estabeleça os horários adequados e os ambientes de comunicação, as propostas que podem ser feitas, os descontos e as condições diferenciadas. Assim, a equipe conseguirá um contato melhor com os clientes.
Organize rotinas que possam ser repetidas facilmente
Na hora de fazer análise de crédito e cobrança, há um gasto de tempo, de dinheiro e de recursos humanos. Se o processo tiver de ser personalizado a cada vez, as despesas ficam ainda maiores e, potencialmente, inviáveis.
O ideal é estabelecer rotinas que possam ser repetidas e aplicadas com grande facilidade. Crie mapas de atuação que contemplem as principais situações e necessidades em cada etapa. Elimine processos burocráticos e permita que tudo ocorra de um jeito muito estratégico.
Estabeleça um monitoramento contínuo de dados
Uma política do tipo não deve ser estanque. Dependendo do momento das vendas ou da economia, pode ser interessante ampliar ou restringir o crédito aos consumidores. De um jeito semelhante, clientes com dívidas e em períodos distintos também podem necessitar de atuações diferentes.
Para não errar, monitore os dados continuamente. Invista em conhecer profundamente o perfil de todos os clientes e o uso financeiro, de modo a embasar a tomada de decisão em longo prazo. Desta forma, a sua atuação será cada vez melhor.
Tenha o apoio de uma consultoria financeira
Entre tantas obrigações administrativo-financeiras, dar conta da estruturação do processo não é tão simples. É fundamental que a análise de crédito e cobrança seja executada de forma adequada, para o sucesso sustentável do negócio.
Para tornar a etapa menos complexa, é vantajoso recorrer a uma consultoria financeira. Com profissionais capacitados, experientes e dedicados à função, será mais fácil estabelecer passos que realmente funcionam. É, portanto, um investimento que tem ótimas chances de trazer grandes frutos para o empreendimento e que deve ser considerado.
Ao executar essas dicas, fazer análise de crédito e cobrança deixa de ser um desafio. Como resultado, a empresa é a maior beneficiada e já não corre os riscos da inadimplência prolongada.
Seu negócio tem passado por alguns problemas de análise de crédito e cobrança? Conte a sua experiência aqui no campo de comentários!