Aprenda como medir o retorno sobre o investimento da sua empresa
Você sabe como medir o retorno sobre o investimento (ROI)? Você sabe o que isso significa? Se precisa melhorar as medições da sua gestão financeira, acompanhe este post.
O retorno sobre os investimentos (ROI) é uma métrica utilizada para medir o rendimento do seu investimento no negócio. Ou seja, é muito importante para ter conhecimento do retorno dos seus recursos e esforços e, dessa maneira, saber se o dinheiro aplicado está trazendo resultados positivos.
Aprender como medir o ROI pode fazer sua empresa crescer, já que a partir dele é possível ter conhecimento de quais ações são benéficas para a sua empresa e quais são dispensáveis.
Para isso, neste post preparamos um miniguia de como medir o retorno sobre o investimento. Confira:
Como calcular o ROI?
O cálculo usado nessa métrica é bem simples e deve ser considerado o ganho obtido e o investimento inicial. Para isso, a fórmula usada é: Ganho obtido – Investimento Inicial / Investimento Inicial.
Você vai subtrair o valor do investimento inicial do total que rendeu e, depois, dividir o resultado pelo mesmo investimento inicial. Assim, é possível conhecer seus ganhos, gastos e consequentemente o andamento de suas metas.
Contudo, no âmbito do marketing, por exemplo, existem alguns fatores que podem influenciar nessa métrica. Isso se dá porque algumas ações só podem ser incluídas nessa fórmula após a sua finalização.
O seu ROI é positivo ou negativo?
Ao aprender como medir o retorno sobre o investimento você terá resultados que permitirão saber se os rendimentos estão no positivo ou negativo.
Para isso, vamos supor que você tenha feito um investimento de R$ 10 mil e conquistado R$ 40 mil de retorno. Logo, o ROI seria de 300%, ou seja, um resultado positivo.
Entretanto, se invertermos esse valor, a fim de suposições, teríamos -75%, o que indica um retorno sobre investimento negativo.
Como otimizar o ROI?
Existem algumas medidas que você pode adotar para otimizar e melhorar o seu ROI. Listamos algumas delas, acompanhe:
Invista em tecnologia
Quanto mais fácil e otimizado for o processo burocrático e o relacionamento entre o cliente e o seu processo de venda, melhores resultados você terá. Assim, você também será beneficiado com a fidelização desse cliente, e consequentemente pode gerar lucro.
Para isso, invista em algumas tecnologias, como código de barras — apesar de parecer uma prática comum, pode ser um diferencial na comercialização da sua mercadoria.
Divida o seu público
Atentar-se às mais variadas necessidades é uma das maneiras de conquistar clientes e os manter por perto. Diversifique os seus produtos ou serviços para cada tipo de cliente e sempre invista em atendimento de qualidade.
Aposte no marketing
O marketing é o que separa o seu negócio dos seus clientes. É por meio desse serviço que as pessoas vão ter conhecimento sobre a sua empresa.
Uma estratégia de marketing bem planejada e aplicada de forma correta fará com que as pessoas lembrem da sua marca em meio a tantas outras. Seja diferente! Ao final desse trabalho você verá como o seu retorno será maior.
Aprender como medir o retorno sobre o investimento é uma prática que deve ser adotada para que você tenha conhecimento sobre os seus negócios, e assim, possa ajudar na tomada de decisões. Além disso, é por meio do ROI que você saberá se está indo bem ou não no seu planejamento orçamentário.
Agora que você já aprendeu sobre esse índice, que tal conhecer outros indicadores para as suas finanças? Assim, você garante que suas análises são sempre completas.