Brindes de fim de ano podem ser criativos e baratos
Dezembro costuma ser um mês tenso na maioria das empresas. Muitas indústrias e, principalmente, os varejistas lucram mais com o Natal. Por outro lado, a maioria das empresas sofre com a queda nas vendas. Existe até um ditado, que tem lá um pouco de verdade, dizendo que nada acontece no Brasil entre o Natal e o carnaval. O pior é que entra menos dinheiro bem quando é preciso ter mais recursos para pagar o 13º salário, as férias, fazer contratações temporárias e investir nos brindes de fim de ano.
Sim, os brindes de fim de ano são um problema complicado de resolver. Geralmente, o empreendedor fica diante de uma dilema em que só enxerga dois caminhos:
1 – Fazer brindes de fim de ano baratos e comuns, como canetas ou chaveiros, e não surpreender seus clientes;
2 – Fazer brindes de fim de ano criativos e empolgantes, mas que exigem um enorme orçamento.
O que fazer?
Presentear é uma estratégia que visa aumentar a fidelidade e estimular novos negócios. É um agrado, um gesto de carinho, um reconhecimento pela parceria no ano que se encerra. Dar um brinde de fim de ano comum não funciona. Seu cliente vai receber dezenas de calendários, canetas e chaveiros. Ele não fará distinção entre os presentes. Será um dinheiro desperdiçado.
Vamos imaginar que você, no Natal, ganhe presentes de cinco familiares: esposa, dois filhos, seu pai e sua mãe. Todos eles tiveram a mesma ideia! Te dar um par de meias. Seja honesto: você ficaria feliz ou iria sorrir amarelo? Você se empolgaria mais com um presente do que com outro ou, em poucas semanas, nem saberia qual dos parentes deu as meias que estão nos seus pés?
Seja criativo e não gaste muito!
Voltando ao seu dilema de criar brindes de fim de ano, é importante saber que é possível ser inovador sem gastar muito dinheiro. Neste link você pode até conferir o que as empresas têm feito ultimamente. Vamos contar um bom exemplo de como um cliente da SR Consultoria Financeira resolveu esse problema com um custo pequeno, conseguindo alcançar um resultado excepcional.
Dois presentes num só!
O cliente em questão é uma editora de livros. E como você já deve saber, o mercado literário está em crise há algum tempo. Nos bons anos, esta empresa presenteou donos de livrarias, distribuidores e jornalistas com edições de luxo e exclusivas de algumas obras importantes. Ou patrocinou festas com shows de grandes artistas da MPB, reunindo escritores famosos. E teve uma vez que até organizou um cruzeiro pelo Caribe em que, em meio à diversão, aproveitou para divulgar seus futuros lançamentos.
Mas a época atual é de vacas magras. Qualquer despesa pesa no orçamento, por menor que seja. No Natal de 2018, na hora de decidir os brindes de fim de ano, a editora inovou. Enviou para cada presenteado um lápis e uma folha em branco, junto com um bilhete, que dizia:
“Neste Natal, queremos te dar a oportunidade de contar a história mais incrível da sua vida. Escreva sobre ela. Conte seu momento de maior felicidade ou de enorme superação. Compartilhe conosco sua alegria. Permita que sejamos solidários na sua dor. E se topar, no Natal de 2019, publicaremos sua história num livro que reunirá as lembranças de nossos melhores amigos. Gente especial como você!”
Muita gente achou o gesto simpático, guardou o brinde numa gaveta e nunca mais pensou no assunto. Mas a maioria se entusiasmou, começou a escrever e enviou à editora memórias incríveis. O livro será publicado agora em dezembro e cada autor receberá algumas cópias para distribuir aos amigos. Ou seja, a editora não gastou praticamente nada em 2018, e terá um custo pequeno de impressão em 2019. Dois brindes de fim de ano num só. E que realmente empolgaram os presenteados!
Já pensou nos brindes de fim de ano?
Se não pensou, corra. Faça algo criativo, impactante. Algo como a ideia da editora, que uniu restrição orçamentária, atenção, inovação, dedicação, valorização. Um brinde que ajude a fidelizar o cliente e a passar uma mensagem que valorize sua marca, seu produto, seu serviço.
Se você acertar, tenha certeza: terá um 2020 bem mais lucrativo!