Como fazer uma gestão de processos eficaz em pequenas e médias empresas?
Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é manter a organização e o foco nas estratégias de crescimento ao mesmo tempo em que recursos são racionalizados. Para conseguir esse equilíbrio, é fundamental investir na gestão de processos, que nada mais é do que organizar o fluxo de trabalho e garantir que a produtividade não diminua.
Aliás, essa estratégia não deve ser aplicada apenas nas grandes empresas. Pequenos e médios negócios também são beneficiados quando os processos são bem definidos. Além disso, existe um padrão organizacional que gestores e demais colaboradores precisam seguir.
Devemos considerar que os recursos são escassos nas empresas menores, sendo esse um desafio a mais para a implantação de processos. No entanto, existem práticas simples e eficientes que ajudam a otimizar tarefas e não dependem de grandes investimentos. Veja mais a seguir.
Organização e gestão financeira
O primeiro passo para uma gestão de processos eficiente é investir na organização financeira. Todas as entradas e as saídas de recursos precisam ser registradas, de maneira a manter o fluxo de caixa atualizado todos os dias. Aliás, já existem softwares de gerenciamento financeiro que tornam tudo isso mais prático.
Outra tarefa que deve fazer parte do dia a dia da empresa é o controle de despesas. Para isso, é essencial que todos os processos sejam constantemente avaliados, de forma a identificar e corrigir possíveis desperdícios.
Outro fator que pode causar desequilíbrio nas contas da empresa é a mistura de contas pessoais e negócios. Esse é um erro muito comum que não deve acontecer. Para evitá-lo, o ideal é que mesmo o dono da empresa tenha um pró-labore, ou seja, um salário.
Revisão dos processos internos
Uma gestão eficiente começa com a avaliação de todos os processos que são executados, a fim de otimizá-los. Comece mapeando tudo o que é feito na empresa e analise se os colaboradores responsáveis por cada tarefa têm o rendimento esperado.
A partir dessa revisão, o gestor consegue identificar o que precisa ser melhorado, assim como as estratégias que já estão dando certo. Esse é um importante passo para a profissionalização do negócio e para manter os colaboradores motivados em suas funções.
Consultoria especializada
Em alguns casos, quando nem os próprios gestores conseguem encontrar as soluções necessárias para a empresa, é recomendável procurar por uma consultoria especializada. Assim, os processos são definidos mais facilmente, o que economiza, inclusive, tempo e dinheiro.
Leve em consideração que a contratação de uma consultoria é um investimento que pode resultar em significativo retorno para a empresa. Afinal, uma consultoria especializada pode mapear os processos e apresentar as mudanças que devem ser feitas muito mais rapidamente do que gestores sem experiência.
Integração dos setores
Mesmo que cada setor tenha funções específicas, é importante que todos eles estejam integrados e alinhados em relação às metas gerais que a empresa precisa atingir. O ideal é investir em uma melhor comunicação interna para que todos os colaboradores e os gestores estejam em contato permanente.
A partir da troca de informações entre os setores, todos os profissionais estarão em contato contínuo uns com os outros, sendo estimulados a pensar em soluções que possam dinamizar a rotina de trabalho.
Todos esses passos são essenciais para melhorar a gestão da empresa e, consequentemente, ter um ambiente corporativo muito mais profissional. Com essa otimização, desperdícios serão evitados e a produtividade será muito maior e eficiente.
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