Como lidar com o desafio da correta precificação de produtos?
Fazer a correta precificação de produtos é indispensável para o sucesso do negócio. Como as vendas são a principal fonte de lucro do empreendimento, os valores devem ser definidos corretamente.
O problema é que o maior desafio é fazer uma precificação altamente baseada nos conhecimentos sobre o negócio. Ao mesmo tempo, os preços têm que suprir os custos e atender necessidades diversas, como do mercado. Portanto, é preciso realizar uma avaliação completa e aprofundada.
A seguir, veja como lidar com a precificação de produtos e descubra como definir os números corretamente.
Conheça todos os custos
Tudo começa com o entendimento sobre os custos, como os de aquisição de matérias-primas e de elementos necessários para a elaboração. Também é fundamental considerar outros débitos, como a estrutura — salário e comissão dos profissionais, por exemplo — e despesas fixas e variáveis.
Não se esqueça dos impostos e taxas. Além de tributos federais, estaduais e municipais, inclua os valores com taxas de cartão de crédito ou débito e antecipação de recebíveis. Para que o negócio se mantenha, é preciso superar, no mínimo, os custos somados.
Estabeleça a margem de lucro adequada
Na sequência, é o momento de definir qual é a margem de lucro correta para a operação. Quanto maior ela for, mais elevado será o preço final. Contudo, uma margem muito pequena pode prejudicar o negócio e até inviabilizar a permanência no mercado.
Por isso, pondere com cuidado qual taxa se adéqua melhor ao que é oferecido. Considere a qualidade, a experiência gerada e a atratividade para aplicar uma margem.
Faça uma pesquisa de mercado
Ao mesmo tempo, é fundamental pensar no comportamento do mercado. Tal questão influencia diretamente como ocorrerá a precificação e ajuda a determinar um valor ideal.
Para fazer a precificação de produtos, é possível investigar como estão os preços da concorrência. Desse modo, há como evitar um preço muito acima ou abaixo do que é praticado.
Também é conveniente ouvir o que o consumidor tem a dizer. Conheça o quanto ele está disposto a pagar e compreenda o comportamento de compra, o que leva a uma definição mais clara.
Não se esqueça do mix de produtos
Esses passos ajudam no estabelecimento da margem de lucro. Contudo, nem todos os itens devem ter a incidência da mesma alíquota de margem. Dependendo dos custos envolvidos, um item pode ter uma margem maior ou menor para se manter atrativo.
O ideal é pontuar uma margem mínima e garantir que todos a atendam. Depois, cada elemento precisa ser analisado individualmente, de modo a identificar qual é a lucratividade que melhor se encaixa em cada caso.
Considere a relação entre preço e valor
Além do preço, é importante que a etapa também leve em conta o valor agregado. Ele está diretamente relacionado à imagem e ao posicionamento da marca, bem como aos benefícios de uso de determinado elemento.
Por isso, na precificação de produtos, é importante analisar o valor a ser percebido. Às vezes, uma cobrança muito baixa pode dar a ideia de uma aquisição sem qualidade ou pouco exclusiva.
Essa definição é utilizada, por exemplo, por marcas de grife, onde os custos do produto são muito inferiores aos preços de venda praticados. Contudo, a marca e a criação de uma experiência personalizada possibilitam elevar a margem de lucro.
Seja como for, é importante contar com um profissional capacitado de uma consultoria financeira. Além de diminuir os riscos e os erros de precificação, ele ajudará a encontrar números altamente estratégicos.
Isso garantirá o atendimento às despesas, ao mesmo tempo em que fornecerá competitividade e atratividade. Assim, o negócio poderá lucrar e aumentar o faturamento, o que estimula o crescimento. Ao seguir esses passos, é mais simples vencer o desafio da precificação de produtos. Ao final, o empreendimento aproveitará melhores resultados financeiros.
Já que a ajuda especializada é fundamental, entre em contato com a SR Consultoria Financeira e descubra como podemos otimizar o processo!