Como realizar a formação de preço para serviços de forma correta?
A correta precificação de produtos e a formação de preço de serviços é um dos maiores desafios dos empresários. No entanto, essa tarefa é muito importante para manter a saúde financeira e o crescimento de sua empresa. Afinal, um preço muito elevado pode afastar os clientes e abaixo do custo acarretar prejuízos.
Pensando nisso, preparamos, neste post, o que deve ser considerado ao formar os preços dos serviços que disponibiliza no seu negócio. Acompanhe!
O que é a precificação?
Precificação ou formação de preço é o processo de determinar o valor dos seus serviços. Esse trabalho é feito no início das atividades de uma empresa, mas é necessário se atualizar constantemente, já que o mercado tem muitas oscilações.
Sendo assim, a precificação está diretamente relacionada ao seu lucro e, por isso, é tão importante. Se você tem preços muito abaixo do mercado ou dos seus concorrentes, poderá ter prejuízos irreversíveis. Por outro lado, se praticar valores altos pensando em obter lucro extraordinário, acontece o contrário, afasta os clientes. O importante é estar a par: a) de seus custos; b) do valor e benefício de seus produtos e serviços para o cliente; c) da atuação da concorrência.
Quais variáveis devem ser consideradas?
Para a correta formação de preço dos seus serviços, é preciso levar em consideração três fatores: custo, valor e concorrência. Essas variáveis influenciam fortemente na sua precificação. Confira mais sobre cada uma a seguir.
Custo
São os custos necessários para que você disponibilize os seus serviços. Para isso, faça uma média do tempo que é gasto na realização do serviço, multiplicado pelo custo da hora do colaborador que é necessário para a realização do trabalho.
Além disso, é preciso saber os custos fixos da sua empresa. Avalie o valor do aluguel, marketing, salários, entre outros. Assim, você garantirá que os serviços prestados conseguirão manter as contas do seu negócio em dia.
Valor
Valor é algo muito subjetivo e, normalmente, é maior que o custo. Para isso, é muito comum utilizar o método “mark-up”, que faz uma relação de custo e preço dos serviços. No entanto, é preciso considerar valores extras e outros fatores necessários para resolver os problemas do seu cliente.
Considere: se alguém pagou R$ 200,00 por um serviço da sua empresa, mas você teve um custo de R$ 20,00, o seu trabalho tem um valor de R$ 180,00. Afinal, muitas pessoas pagam para não se estressar e não ter transtorno, por exemplo, com serviços domésticos e diversos tipos de manutenções, além é claro, da falta de conhecimento.
Concorrência
Outro fator que deve ser observado é a sua concorrência. Para isso, a quantidade de empresas no mesmo ramo influencia no preço dos serviços prestados.
Se o seu negócio é o único da cidade ou está a uma distância considerável de outra empresa, por exemplo, você pode cobrar por essa conveniência. Entretanto, se há muitos concorrentes, os preços tendem a ser mais baixos do que em uma relação de monopólio.
Quais são os modelos?
São considerados três modelos para a formação de preço dos seus serviços:
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precificação por hora: a formação de preço é baseada em hora. Muito utilizada em serviços de consultoria;
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precificação fixa: considera uma taxa fixa, mas é preciso estabelecer um limite, pois, na prática, o serviço pode precisar de mais horas para a finalização;
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preços variáveis: a formação de preço varia conforme o cliente, projeto e negociação do serviço.
Como fazer o cálculo corretamente?
Uma das maneiras mais utilizadas para a formação de preço de serviços é somar os custos, despesas e o lucro que deseja.
Por exemplo: Considere que você tem R$ 5.000,00 de custos diretos, R$ 1.800,00 de despesas, que são impostos, comissões, água, luz, aluguel e deseja ter 30% de lucro sobre os custos diretos, ou seja, R$ 1.500,00. Portanto: 5.000,00 + 1.800,00 + 1.500,00 = 8.300,00.
A formação de preço está fortemente relacionada ao crescimento e andamento do seu negócio. Sendo assim, é preciso avaliar cautelosamente todos os custos, despesas, lucro e variáveis para uma correta precificação.
Viu como é importante definir corretamente os preços que pretende praticar? Está com dificuldades nessa tarefa? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para tornar esse trabalho mais fácil.