Consultoria financeira para pequenas e médias empresas é vantajosa?
Se você chegou até este texto, possivelmente está pensando em buscar uma consultoria financeira para pequenas e médias empresas, afinal, esse tipo de serviço já não é mais restrito a grandes companhias.
E é muito comum que, ao pensarem nessa possibilidade, os gestores já estejam com problemas difíceis de se resolver: despesas em alta, receitas em baixa, redução na lucratividade, prejuízos, fluxo de caixa desajustado, etc.
Sim, uma consultoria pode ajudar a resolver todas essas questões, mas pode também fazer muito mais do que isso. O consultor não entra na empresa para tomar decisões — essa função continua sendo dos gestores. Ele também não dará todas as soluções para todos os problemas: isso será construído junto à toda a equipe.
A consultoria financeira empresarial é um trabalho de parceria e, quando é bem realizada e aproveitada, jamais será um gasto — mas um investimento. Veja, a seguir, algumas vantagens de se ter um consultor ao lado!
Resolvendo o mais urgente
Se um ou mais dos problemas citados acima fazem parte do seu caso, provavelmente eles serão as primeiras áreas a serem abordadas por uma consultoria. É preciso estancar a sangria para que se possa planejar o futuro com mais tranquilidade.
Dessa forma, o consultor poderá trazer soluções que você e sua equipe ainda não conheciam ou que ainda não conseguiam enxergar até o momento. Lembre-se de que um consultor já se deparou com diversos casos em diversas empresas e, para a maioria dos problemas, existem soluções já testadas e comprovadas para as questões mais comuns.
Mudando hábitos
Uma consultoria também tem a função de mudar hábitos nocivos dentro da companhia. A origem dos problemas financeiros de uma empresa, muitas vezes, não está no mercado em si — mas dentro do próprio negócio.
Falta de controle nas despesas e no estoque, inexistência de indicadores de desempenho, utilização do caixa para despesas pessoais dos sócios, falta de profissionalismo no trato com os funcionários: esses são alguns exemplos de problemas comuns que, por serem tão enraizados, costumam passar despercebidos pelos sócios e gestores. E é aí que uma visão externa e independente pode fazer a diferença.
Criando uma cultura para o futuro
Mais do que mudar hábitos nocivos, uma consultoria pode ajudar a criar uma cultura de crescimento e eficiência que se perpetue na empresa — mesmo após o fim dos trabalhos dos consultores — e esse poderá ser o ativo mais valioso resultante do trabalho conjunto entre todos os profissionais envolvidos.
Dentro dessa cultura, deve estar o empenho constante em controlar e cortar custos; a premiação dos funcionários que contribuem para o crescimento do negócio; a relação harmoniosa entre os sócios e os gestores; o profissionalismo e a empatia no trato com os colaboradores e a ideia de que todas as áreas do negócio são importantes para o sucesso da empresa.
O consultor se vai, mas essa cultura de crescimento com qualidade deve permanecer na companhia e ser sempre aprimorada.
E, se você acredita que uma consultoria financeira para pequenas e médias empresas pode fazer a diferença no seu negócio, não deixe de entrar em contato com a SR Consultoria Financeira. Teremos prazer em ajudar o seu negócio a crescer!