GASTO, DESPESA OU CUSTO: QUAL É A DIFERENÇA?
Gasto, despesa ou custo não são a mesma coisa. Todas estas palavras representam dinheiro que, de alguma forma, impactará a vida financeira da empresa. Mas ao contrário do que a maioria pensa, nem todas elas significam prejuízo, perda, moedas e notas indo embora. Para planejar sua empresa com consistência e garantir a lucratividade, você precisa entender quais são as diferenças!
Gasto, despesa ou custo não são sinônimos!
A primeira lição que você deve aprender é que gasto, despesa ou custo tem interpretações contábeis diferentes.
GASTO = é quando a empresa compra um produto ou serviço. Pode ser um equipamento novo, matéria-prima ou a contratação de um prestador de serviço, como um eletricista ou um encanador. Mas você deve ficar atento na hora de fazer sua prestação de contas. O gasto só precisa ser computado no momento do desembolso. Ou seja: se a sua empresa comprar 2 mil parafusos agora e só for pagar daqui a 45 dias, o gasto será registrado na data em que o dinheiro sair da conta.
DESPESA = está começando a entender as diferenças entre gasto, despesa e custo? Então vamos à segunda palavra. Afinal, o que é despesa? Bom, fica mais fácil explicar trazendo um exemplo. Uma fábrica de cadernos como a Tilibra, por exemplo, precisa de insumos como papéis (de várias qualidades e gramaturas diferentes), espirais e tinta. E nada disso é despesa, porque a matéria-prima é diretamente relacionada à produção dos cadernos para obtenção de lucro. Despesa é justamente o contrário. São valores necessários para manter a empresa funcionando, para bancar a rotina. Contas de telefone, de energia elétrica, de internet. E também os funcionários do administrativo, o contador, o advogado.
CUSTO = é aqui que entram as saídas de dinheiro relacionadas à produção, ou seja, que visam a obtenção de lucro. Lembra dos papéis, espirais e tintas do exemplo anterior, usados para produzir os cadernos? Estes são os custos da empresa. E se estivermos falando do segmento de prestação de serviço? Neste caso, o salário ou o cachê dos profissionais envolvidos entrará na conta. Se a empresa é especializada na filmagem de casamentos, os valores pagos pela diária do cinegrafista e do assistente são custos, assim como o salário ou o cachê (se for um freelancer) do editor que fará a finalização do vídeo.
Gasto, despesa ou custo: o que fazer agora?
Descobrir o que é gasto, despesa ou custo na sua operação é imprescindível, por exemplo, para planejar estratégias que visam economizar dinheiro. Há empresa com maior comprometimento de despesas. Em outras, o fluxo de caixa está sobrecarregado de custos. Onde cortar? Onde é possível eliminar saídas de valores sem comprometer o resultado operacional da companhia?
Essa é uma missão para os especialistas da SR Consultoria Financeira. Entre em contato conosco agora mesmo e vamos ajudá-lo a organizar a gestão de recursos do seu negócio e a encontrar soluções inteligentes para melhorar a lucratividade. Quanto mais cedo você começar, mais rápido deixará de se preocupar com gasto, despesa ou custo e passará a planejar investimentos para multiplicar seus ganhos. Se preferir conversar por Skype, é só marcar uma consultoria virtual!