Gerenciamento de resultados: qual a importância para minha empresa?
Não é somente pela apuração do seu fluxo de caixa que é possível conhecer o andamento e a saúde do seu negócio. É preciso adotar o hábito de realizar o gerenciamento de resultados mensalmente, pois, por meio dele, você poderá criar estratégias de acordo com a real e atual situação da sua empresa.
Assim, o seu negócio terá mais chances de crescimento e se recuperar em tempo de crises ou oscilações financeiras. Pensando nisso, vamos explicar, neste post, por que você deve adotar o gerenciamento de resultados. Acompanhe!
Por que adotar o gerenciamento de resultados?
A adoção do gerenciamento de resultados oferece inúmeras vantagens ao negócio. Veja:
Avalia o lucro
Muitos empresários focam somente nos resultados do fluxo de caixa para conhecer o lucro que o negócio vem apresentando.
No entanto, o que muitos não sabem é que o fluxo de caixa somente disponibiliza informações resultantes das entradas e saídas. Portanto, não é possível ter conhecimento do lucro e nem mesmo saber se a sua empresa está trabalhando no limite ou no prejuízo.
Dessa forma, a apuração e o gerenciamento de resultados mensal podem indicar se o erro está nos custos, nas despesas fixas ou variáveis ou até mesmo na precificação errada dos seus produtos ou serviços.
Auxilia no controle financeiro
O gerenciamento de resultados é uma prática de gestão fácil de ser usada e adaptada para as necessidades e condições do seu negócio, além de ser econômica e capaz de identificar falhas. Contudo, para que seja possível administrar corretamente esse recurso, é preciso que as informações financeiras da sua empresa estejam em dia, organizadas em períodos e categorizadas por nomenclaturas específicas.
Para determinar a frequência da apuração, é preciso levar em consideração o seu tipo de negócio, pois, em alguns casos, é indicado que seja feito mensalmente, já em outros, a indicação é trimestral ou semestral.
Indústrias alimentícias e setores do agronegócio, por exemplo, dependem da sazonalidade. Então, o gerenciamento deve ser feito em um período mínimo de seis meses. Já empresas prestadoras de serviços podem realizar a apuração mensalmente.
Disponibiliza informações para criação de estratégias
O gerenciamento de resultados pode ser considerado como um norte para a criação de estratégias que visam o crescimento da sua empresa. Isso acontece porque a apuração de resultados, como dissemos, permite conhecer a atual e real situação financeira do seu negócio.
Com isso, você terá uma base sólida de informações que permite conhecer os setores que precisam de mais atenção, onde pode ser adotada a redução de custos e qual setor ou atividade precisa de investimentos.
Como uma consultoria financeira pode auxiliar nesse processo?
Se você não tem todo o controle das informações financeiras da sua empresa e precisa de ajuda no gerenciamento de resultados, o indicado é que você busque o auxílio de uma consultoria financeira.
Um consultor é especializado em detectar falhas e soluções para a sua empresa, inclusive erros no uso de capital. Além disso, ele indicará quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas na atual situação para impulsionar o crescimento.
A consultoria financeira é mais que um apoio: mostra, por meio da neutralidade, quais as atitudes devem ser tomadas pelo bem do seu negócio, sem levar em consideração a parte emocional que geralmente os participantes de uma organização têm.
O gerenciamento de resultados abre a sua visão e mostra como anda o comportamento das estratégias e da sua gestão. No entanto, é preciso ter organização e criar o hábito de apurar os resultados que vão além do fluxo de caixa.
E então, você já faz o gerenciamento na sua empresa? Sabia da importância dele para o negócio? Conte para nós nos comentários!