Lucratividade e rentabilidade são a mesma coisa?
A resposta é não! Mas não fique constrangido por se confundir, porque muita gente pensa que lucratividade e rentabilidade são sinônimos. Até empresários experientes cometem esse erro. Existe uma relação entre os dois termos, mas eles devem ser utilizados para se referir a situações bem diferentes. Quem ler este artigo até o fim nunca mais incorrerá nesta falha e ainda aprenderá a calcular lucratividade e rentabilidade. Vamos lá?
Lucratividade e rentabilidade: quais são as diferenças?
A lucratividade tem a ver com o agora, e a rentabilidade está relacionada ao todo.
Se você, empresário, quer descobrir quanto dinheiro sobrou do seu faturamento, após pagar as despesas, está buscando saber a LUCRATIVIDADE. Mas se deseja entender quanto foi recuperado do investimento feito no negócio, ou quanto tempo falta o retorno completo desse investimento, está procurando encontrar a RENTABILIDADE.
Ficou claro? Vamos fazer uma simulação:
Se uma padaria fatura R$ 300 mil e gasta R$ 280 mil por mês, sobram R$ 20 mil. A lucratividade do negócio é de 6,7%.
Se a empresa foi inaugurada após um investimento de R$ 500 mil, e já está operando a um ano com essa lucratividade média de R$ 20 mil (R$ 240 mil no ano), isso significa que a rentabilidade é de 48%.
Ainda faltam 13 meses para ter de volta 100% do capital gasto na montagem da padaria.
Lucratividade e rentabilidade: o que fazer com estas informações?
Apurar os dados de lucratividade e rentabilidade é interessante para saber se a empresa está na média de seu segmento comercial.
Se as padarias da região têm uma lucratividade de 15%, tem algo muito errado nesta empresa específica, onde o percentual é de apenas 6,7%.
A padaria tem mais funcionários do que precisa, ou seja, precisa cortar pessoal?
A padaria possui gastos desnecessários, como uma conta de luz muito elevada ou excesso de horas-extras? Quais são as circunstâncias que provocam estas despesas e o que fazer para solucionar os problemas?
A padaria tem um alto índice de desperdício de insumos ou de produto pronto? Faz muito mais pães e bolos do que consegue vender? Como equilibrar esta expectativa de consumo?
A padaria vende bem, mas optou por uma estratégia de preços menores, para conquistar uma clientela. Por isso, fatura alto, mas a lucratividade é baixa. Há muitos itens sendo vendidos por pouco mais do que seu custo. Está na hora de mudar a estratégia?
Todas estas perguntas sobre lucratividade são respondidas em consultorias realizadas pela SR Consultoria Financeira, que tem especialistas em melhorar os números das empresas. Se a sua empresa tem resultados piores do que você gostaria, clique aqui e fale conosco.
E para que serve descobrir a rentabilidade? Simples: para entender se é bom ter um negócio próprio ou se você deveria pensar em vender a empresa e colocar o dinheiro num investimento.
No exemplo da padaria, a rentabilidade é de 48%. Se aplicações e ações rendem menos do que isso por ano, ter uma padaria é excelente. Por outro lado, se a rentabilidade for bem superior aos 48%, como 70% ou 80%, não seria melhor comprar ações e títulos e deixar o dinheiro crescer sozinho, ao invés de vender pão?
Lucratividade e rentabilidade: em que segmentos você deve apostar?
De acordo com um levantamento feito pela empresa de dados Unitfour, são estes os 9 setores que mais crescem no Brasil em 2019:
– Consertos e reformas
– Alimentação alternativa
– Bem-estar em empresas
– Desenvolvimento de aplicativos
– Cosméticos
– Lojas de conveniência
– Infoprodutos
– Pets
– Microcervejarias
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