Orçamento de vendas: saiba como fazer em 5 passos
O orçamento de vendas é uma avaliação de estimativa para que você tenha parâmetros sobre a quantidade de serviços ou produtos que serão vendidos pela sua empresa. Muito usado para se atingir metas, esse indicador é de grande importância para potencializar as vendas.
Dessa forma, você e sua equipe estarão mais preparados, embasados e estruturados para cumprir metas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Por meio do orçamento de vendas é possível tomar conhecimento das exigências e necessidades dos consumidores.
Para isso, preparamos um passo a passo para que você possa colocar o orçamento de vendas em prática. Confira!
1. Defina canais de comunicação
Quais os canais de comunicação que você usa para chegar até os seus clientes em meio a tanta concorrência? Existem diversos meios de comunicação que o seu negócio pode e precisa estar. Entre eles, podemos citar:
- representantes;
- revendedores;
- distribuidores;
- lojas virtuais ou físicas
- etc.
Os canais de comunicação devem estar de acordo com as estratégias e necessidades da sua empresa, para que você possa sair na frente dos concorrentes.
2. Defina o mix de produtos
O próximo passo para criar o seu orçamento de vendas é definir muito bem a estrutura de produtos da sua empresa. Para isso, elabore uma lista de todos os itens ou serviços que o negócio disponibiliza. Para otimizar e manter ainda mais a organização, busque dividir em categorias ou grupos.
Dessa forma, fica mais fácil avaliar qual serviço ou produto é mais procurado e qual tem um volume menor de vendas. Para isso, considere as deduções, custos e despesas, e não apenas a receita.
3. Faça uma estimativa de quantidades a serem vendidas
Nessa etapa do orçamento de vendas, é muito importante estar em contato direto com o setor comercial da sua empresa.
Além disso, tenha controle das suas vendas e do histórico para que seja possível elaborar a projeção de faturamento para prever questões relacionadas à sazonalidade, considerando a capacidade de cada canal de comunicação.
4. Defina os preços de vendas
O preço é o principal fator que determina se um cliente optará pela sua empresa ou não. Contudo, preços muito baixos podem fazer com que o seu negócio tenha prejuízos e valores demasiadamente elevados podem fazer com que você perca clientes.
Sendo assim, para definir os preços de vendas, considere os custos de compra, produção ou de recursos dos seus serviços ou produtos, fretes e impostos, para assim, poder ser elaborada a margem de lucro. Para isso, existem três classificações:
- Custos dos Serviços Prestados (CSP): aplicado em empresas prestadoras de serviços;
- Custos das Mercadorias Vendidas (CMV): aplicado em empresas de comércio revendedoras ou que terceirizam a sua produção;
- Custo dos Produtos Vendidos (CPV): aplicado em indústrias.
5. Defina os pontos de vendas
Agora é o momento de definir os pontos e canais de vendas do seu orçamento. Para isso, avalie quais os meios que os seus serviços ou produtos, são mais procurados e mais vistos, pois essa etapa é de grande importância para a sua lucratividade. Você usará redes sociais para fazer anúncios ou optará por pontos de venda fixos?
O orçamento de vendas é uma ferramenta muito simples de ser aplicada na sua empresa e, por meio dela, é possível fazer projeções e aumentar a sua lucratividade ao descobrir as necessidades dos seus clientes e fazer com que o seu negócio seja visto por eles.
Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!