Saiba como usar o ciclo PDCA na gestão financeira da sua empresa
Você tem dificuldades na hora de planejar e organizar as finanças da sua empresa? Se deseja aprimorar, revisar e administrar melhor a gestão financeira do seu negócio, o ciclo PDCA pode ser seu grande aliado.
Composto por quatro etapas, esse método indicado pela ISO 9001:2015 foi criado com o objetivo de auxiliar e tornar mais simples o trabalho de gestores de empresas de qualquer porte.
Contudo, é necessário entender como funciona, como implementar e como acompanhar essa ferramenta para que ela opere de forma eficaz. Pensando nisso, preparamos os principais pontos sobre o assunto e como o PDCA pode ajudá-lo na gestão financeira. Confira!
Como funciona o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act ou Planejar-Fazer-Verificar-Agir) consiste em um método de gestão interativa com o intuito de aprimorar os processos de uma empresa. Para tal, esse ciclo dispõe de quatro etapas. São elas:
- Planejar: estágio em que deve ser feita a implementação de um plano que esteja de acordo com a realidade e as normas da empresa, com o objetivo de resolver os problemas;
- Fazer: consiste em colocar os planos elaborados em prática. É uma etapa que requer bastante atenção para as ações não fugirem do que foi planejado;
- Verificar: é o momento de analisar o andamento e os resultados já conquistados com o plano;
- Agir ou Corrigir: período em que é realizada a manutenção do projeto. Ou seja, corrigir falhas e melhorar o que for necessário.
Como criar e implementá-lo?
Além de muito benéfico, o método PDCA é de fácil implementação. Basta seguir os passos acima descritos, de acordo com as necessidades do seu negócio. Entretanto, é necessário estipular metas que possam ser alcançadas e que tenham fácil mensuração, para que, com isso, o PDCA possa auxiliá-lo na melhor estratégia e no melhor caminho a ser seguido.
Suponhamos que você precisa reduzir seus custos em 60%, melhorar o índice de crescimento em 70% ou, até mesmo, reduzir em 30% o desperdício de determinado recurso, por exemplo. Nesse caso, a dica é: comece a criar esse ciclo em pequenos setores e problemas financeiros da sua empresa, para que, com o tempo, você se habitue ao método — tornando-o mais fácil de ser seguido.
Como acompanhar o PDCA?
Após implementar o PDCA na gestão financeira da sua empresa, é preciso acompanhar os seus resultados, ou seja, ficar sempre atento à etapa 3, que consiste na verificação dos efeitos do seu plano.
Para isso, uma consultoria pode ajudá-lo, já que auxilia no momento de planejar e administrar as suas finanças e no armazenamento de informações para a manutenção dos seus planejamentos financeiros.
Quais são os benefícios?
Com a execução do PDCA na gestão financeira do seu negócio e como parte da sua administração geral, é possível descobrir o grau de satisfação dos clientes, facilitar a tomada de decisões, melhorar o alcance de metas e, dessa forma, aperfeiçoar toda a qualidade dos seus processos.
Aliado a isso, é uma ferramenta que não requer altos investimentos para sua implementação, e possibilita conhecer cada vez melhor as necessidades e conquistas da sua gestão e da sua empresa como um todo.
Como pôde ser percebido, o PDCA funciona como seu aliado e seu auxiliador na administração financeira, na organização e controle do seu negócio. Quando é bem executado, resulta em índices de grande satisfação.
Para mais dicas como essas, siga os nossos perfis no Facebook e LinkedIn, e não perca nada!