Por que usar um sistema integrado de gestão é tão importante?
A sua empresa quer reduzir custos, otimizar resultados, melhorar o atendimento, aperfeiçoar a comunicação com os clientes e organizar o setor administrativo? Então o que ela precisa é usar um sistema integrado de gestão, uma solução que traz os recursos da tecnologia para o ambiente corporativo. Ao substituir a planilha financeira por um ERP, seu negócio terá todas estas vantagens. A SR Consultoria Financeira pode te auxiliar na escolha e na implantação do melhor sistema para as suas necessidades. Clique aqui e fale conosco. E veja, agora, como tirar proveito da inovação!
O que é um ERP?
Primeiro, o básico: ERP significa Enterprise Resource Planning. Ou, no velho e bom português, Planejamento de Recursos Corporativos. É uma plataforma que une as informações de todos os sistemas usados na empresa em um único ambiente. Você verá, na mesma tela, os dados de estoque, vendas, entregas, pagamentos, tributos. Tudo. Isso organiza a gestão e agiliza a tomada de decisões.
Qualidade das informações + organização + agilidade + melhores decisões = aumento do lucro!
Agora você já sabe por que deve usar um sistema integrado de gestão!
Usar um sistema integrado de gestão: o fim da preguiça!
Nós somos humanos e, por isso, adoramos procrastinar. Não é nossa culpa! Está em nosso gene, de acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, e publicada no jornal Psychological Sience. A Revista Exame também tratou do assunto neste artigo que você pode ler clicando aqui. Então, é natural que se as informações estiverem espalhadas, e que se der trabalho reunir tudo, seus funcionários acabem deixando para depois. E uma quantidade excessiva de procrastinação afetará os resultados da empresa.
Ao usar um sistema integrado de gestão, seus processos serão otimizados. Todas as perguntas serão respondidas rapidamente. Todas as informações serão descobertas com poucos cliques. Não haverá mais desculpas nem motivos para “empurrar com a barriga” e deixar para amanhã o que pode ser feito agora.
Usar um sistema integrado de gestão: o fim dos erros!
A primeira consequência do retrabalho é a queda na produtividade. Quem faz a mesma coisa duas vezes, entrega menos tarefas. Mas o perigo é ainda maior, pois alguns erros não podem ser consertados. É o caso de um cálculo mal feito que gerou um pagamento menor de impostos. Quando a falha for percebida, a empresa já terá sonegado. E será uma sorte se, apenas, pagar uma multa, sem que os sócios sejam processados. Ao usar um sistema integrado de gestão, é praticamente impossível errar, pois o ERP integra os dados, faz as contas e emite os relatórios. É tudo automatizado e eficiente.
Usar um sistema integrado de gestão: escalabilidade!
Outra preocupação vencida com um ERP é a de investir em algo que ficará obsoleto. Não existe este perigo ao usar um sistema integrado de gestão. O que acontece se a sua empresa precisar incluir novos processos, ou criar departamentos? Simples: bastará acrescentar as funcionalidades ao ERP. Ele é escalável, cresce até o infinito mediante as necessidades do negócio.
Usar um sistema integrado de gestão: redução dos custos!
A empresa que adota um ERP, em médio prazo, passa a gastar menos dinheiro. Numa indústria que utiliza planilhas de Excel, os dados do chão de fábrica são anotados e levados posteriormente para quem controla o estoque e para quem faz a logística de distribuição. É um processo demorado e que permite a ocorrência de erros e de atrasos, que trazem prejuízo financeiro. Mas ao usar um sistema integrado de gestão, com um smartphone ou tablet, o encarregado da fábrica abastece os dados de produção e eles são inseridos automaticamente no sistema. Todo mundo fica sabendo imediatamente.
Usar um sistema integrado de gestão: mais planejamento!
Outra vantagem imediata: saber exatamente como está a situação financeira da empresa. Os sócios ou gestores terão, todos os dias, as informações precisas sobre as contas que estão vencendo e quais recebíveis estão previstos, quanto dinheiro há na conta e quanto sobrará para novos investimentos. O fluxo de caixa será acompanhando mais de perto e isso trará a possibilidade de melhorar o planejamento de longo prazo.
Quer começar a usar um erp?
Então clique aqui e agende uma conversa com os especialistas da SR Consultoria Financeira. Não está em São Paulo – ou está, mas não quer perder tempo no trânsito? Podemos fazer o atendimento por Skype!
Quer saber mais sobre tecnologia? Então leia este outro artigo com os 9 melhores aplicativos e softwares para a gestão de uma empresa!