Viabilidade econômica financeira saiba o que é e quando fazer
Muito se ouve falar em estudo de viabilidade econômica financeira no mundo dos negócios. Porém, poucas pessoas sabem o que realmente é e qual a sua real importância.
A falta de planejamento e dificuldade em obter resultados positivos, muitas vezes, fecham empresas antes do tempo necessário para diagnosticar suas dificuldades e otimizá-las. A consequência disso pode ser a ausência da realização do estudo de viabilidade econômica financeira.
Para se ter uma ideia, toda vez que surgir a oportunidade de montar um negócio, é necessário fazer esse estudo para avaliar que o seu dinheiro seja investido em algo que lhe trará, realmente, um bom retorno financeiro.
Neste post, explicaremos o que é a viabilidade econômica financeira e qual o melhor momento para fazer esse tipo de análise de dados. Ficou interessado? Então, continue conosco até o final e aproveite!
O que é a viabilidade econômica financeira?
A viabilidade econômica e financeira é um estudo que tem como objetivo medir ou analisar se um determinado investimento é acessível ou não. Isso significa que essa análise vai comparar os retornos que poderão ser atingidos com os investimentos atribuídos, para decidir se compensa ou não investir.
Essa análise é fundamental porque possibilita a medição de um investimento, ou seja, se trará retorno ou não para o investidor.
Dessa forma, o investidor elimina projetos em que não vale a pena investir e direcionar todo o seu empenho e finanças para projetos mais prósperos, principalmente quando é necessário escolher dentre os levantados, qual é o melhor para se investir, ou se tem dinheiro para aplicar em somente um.
Quando é necessário fazer a viabilidade?
Mesmo que seja imprescindível realizar o estudo de viabilidade econômica financeira de uma empresa antes que ela nasça, também é necessário fazer esse tipo de estudo sempre que se desejar ampliar a área do negócio, atingir um público-alvo novo ou específico e lançar um produto.
Em outras palavras, sempre que um novo projeto esteja em estado de avaliação. Tanto na expansão, quanto na abertura da empresa.
A importância de efetuar essa análise é que você terá dados suficientes para medir o verdadeiro potencial de retorno do investimento. Dessa maneira, avaliará se a fundamentação elaborada é válida, ou seja, se aquela brilhante ideia realmente pode se tornar algo rentável e bom para o mercado, o que trará retorno no tempo almejado.
Esse tipo de diagnóstico financeiro salva muitas empresas. Sem ele, muitos negócios agem sem planejamento e prosperidade, do qual lidam com várias situações inesperadas.
Sem preparo algum, acabam não conseguindo converter qualquer tipo de situação, em vez de trabalhar estrategicamente, pensando no futuro e no crescimento da empresa.
O pior é quando uma ideia que parecia ser maravilhosa no papel se mostra um desastre na prática, justamente por não terem levado em conta todos os fatores desde o início do negócio.
Gostou do nosso post? Entendeu o que é a viabilidade econômica financeira e qual o momento ideal para utilizá-la? Então, aproveite sua visita em nossa plataforma para conhecer mais sobre o modo como um bom diagnóstico financeiro pode salvar o seu negócio!
Se precisar de ajuda, conte o auxílio de uma consultoria financeira!