Você sabe da importância do balanço patrimonial para o seu negócio?
O balanço patrimonial é uma peça contábil que demonstra a posição financeira de uma empresa em um ano, comparando com períodos anteriores. Mas você sabe qual é a verdadeira função desse demonstrativo?
Alguns gestores e empresários negligenciam a importância do balanço patrimonial, tratando-o como uma simples obrigação exigida por lei. Eles não fazem ideia da grande oportunidade que estão perdendo de aprimorar a gestão dos seus negócios.
Neste artigo, nós vamos mostrar como um balanço patrimonial deve ser elaborado, bem como a sua importância para a empresa. Acompanhe!
O que é o balanço patrimonial?
O balanço, como é popularmente chamado, é um documento que demonstra a situação do patrimônio de uma empresa, tudo o que ela possui e deve em determinado exercício social, ou seja, um ano-calendário.
Nele, são demonstrados os saldos de contas bancárias, o caixa, os clientes a receber, os estoques e os bens, assim como as dívidas com fornecedores, instituições bancárias ou financeiras e com os sócios.
Quais são as principais regras de apresentação?
Toda empresa devidamente constituída — exceto o MEI — deve apresentar o balanço patrimonial. Ele deve conter os movimentos ocorridos desde o primeiro dia do ano até o último — exceto para aquelas empresas que iniciaram as atividades no meio de um exercício social.
O balanço patrimonial deve ser registrado no órgão competente até o último dia útil do mês de abril do ano subsequente. Por exemplo, o demonstrativo de 01 de janeiro a 31 de dezembro deverá ser registrado até o dia 30 de abril do ano seguinte.
Qual é a estrutura do demonstrativo?
O balanço patrimonial é dividido em dois grandes grupos, o Ativo, que registra todos os bens e direitos do negócio, e o Passivo, em que constam todas as dívidas a pagar da empresa.
Dentro de cada uma dessas divisões, nós temos subgrupos que são, o Ativo Circulante, que agrupa os valores que a empresa tem disponível ou a receber até o término do exercício seguinte, ou, como também são classificados, os direitos de curto prazo.
Também temos o Ativo Não Circulante, em que constam alguns bens, como carros, terrenos, móveis, etc., bem como os valores a receber no longo prazo, ou após o término do exercício social seguinte.
No passivo, também temos a mesma subdivisão, aplicando-se os critérios de curto e longo prazo. Temos, então, o Passivo Circulante, contendo as dívidas de curto prazo, e o Passivo Não Circulante, que carrega as dívidas de longo prazo e o Capital Social.
Qual a importância do balanço patrimonial para as empresas?
Além de ser uma obrigação legal, o balanço patrimonial é uma importante ferramenta de gestão para a empresa, pois ele demonstra a situação atual comparando-a com o período anterior. Dessa forma, os gestores podem avaliar a evolução do patrimônio e das dívidas de uma empresa e, assim, tomar decisões baseadas nos insights extraídos dessa peça contábil.
Outra função de extrema importância do balanço patrimonial é dar condição para a apuração dos indicadores financeiros, que servirão para informar diversas situações, como a capacidade de pagar contas e a composição e o grau de endividamento, por exemplo.
Para que serve esse demonstrativo contábil?
O balanço patrimonial também será utilizado em situações administrativas do dia a dia das empresas, por exemplo, quando você for abrir uma conta bancária, obter um empréstimo, participar de licitações ou, até mesmo, contratar com determinados tipos de empresas privadas e públicas.
Portanto, se o seu balanço patrimonial não estiver devidamente registrado e carregando informações reais e validadas, você pode ter problemas na gestão do seu negócio e, até mesmo, perder oportunidades para realizar determinado trabalho.
Podemos concluir que o balanço patrimonial é muito mais que um mero demonstrativo exigido pela lei. Ele é um documento imprescindível para a gestão financeira eficiente e efetiva de um negócio.
Gostou do artigo de hoje? Que informação é obtida nos seus indicadores financeiros?
Ficou com alguma dúvida ou tem algo a contribuir?
Então deixe seu comentário logo abaixo! Sua opinião é muito importante para nós.