4 dicas para otimizar as informações financeiras da sua empresa
A falta de organização e controle com as informações financeiras da sua empresa pode causar sérios problemas no andamento do seu negócio. Para você ter uma ideia, algumas empresas chegam a fechar as portas devido à falta de coordenação das finanças.
Todo esse descontrole começa com a falta de registro e de organização dos documentos, transações, movimentações, além do gasto indiscriminado. No entanto, existem algumas práticas que você pode adotar para garantir a gestão controlada das suas finanças. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira o post até o final!
1. Registre todas as movimentações financeiras
O primeiro passo para estabelecer qualquer tipo de controle e planejamento das informações financeiras é registrar e definir toda e qualquer movimentação financeira feita na sua empresa. Essa prática é mais do que essencial para que você tenha total conhecimento da situação real do seu negócio.
No entanto, não basta somente registrar as informações, é preciso acompanhar e monitorar cada lançamento realizado.
Para isso, o indicado é que você defina uma rotina para fazer a gestão de determinadas informações, como entradas e saídas e fluxo de caixa, por exemplo. É imprescindível criar esse procedimento com disciplina, pois, qualquer dado que passe despercebido pode afetar o andamento do seu orçamento.
2. Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia é uma grande facilitadora em diversos setores da nossa vida, e na sua empresa não deve ser diferente. Para auxiliá-lo na gestão de informações financeiras, adote softwares e plataformas que têm como objetivo organizar e facilitar o seu controle.
Portanto, esses sistemas otimizam o seu tempo nesse tipo de tarefa e tornam o seu trabalho mais efetivo, organizado e com menos chances de apresentar erros, já que tudo é automatizado e parametrizado para lhe facilitar a visão no financeiro.
3. Aposte em controle e redução de custos
Acabar com gastos desnecessários, estabelecer prioridades e diminuir algumas despesas também é parte importante da sua gestão financeira e facilita muito a eficiência do seu negócio.
Para isso, faça uma avaliação de todos os gastos e setores. Por mais que você já economize em alguma área, sempre é possível adotar novas práticas para redução de custos. Adotando o uso de softwares e digitalizando documentos, por exemplo, você já economiza com insumos de escritório, como o papel.
4. Defina indicadores de performance
Os indicadores de desempenho ou performance são ferramentas importantes para o controle e a gestão de informações financeiras, e da sua empresa como um todo.
Para isso, existem indicadores distintos para necessidades e categorias diferentes. Os KPIs de produtividade estão ligados aos seus funcionários e máquinas, já os indicadores de qualidade mostram como está o processo produtivo. Há também os KPIs estratégicos que podem auxiliá-lo na tomada de decisões referentes aos objetivos e às estratégias da sua empresa.
Como você pôde perceber, para manter um controle eficiente da sua empresa é preciso organizar as suas informações financeiras e criar rotinas e procedimentos, que auxiliam a avaliar e acompanhar o andamento das movimentações do seu negócio, além de adotar práticas, como as que foram citadas acima, para auxiliá-lo na sua gestão.
Você sabia que a administração financeira inclui, dentre outras questões, ter total conhecimento do seu capital de giro? Pois bem! Então, continue a visita e confira algumas práticas para prever o seu capital de giro e não pecar, nem pelo excesso e nem pela falta!
A SR Consultoria Financeira e Empresarial, apoia pequenos e médios empresários, na organização e controle das finanças, buscando o sucesso sustentável do seu negócio.