Principais indicadores para analisar as finanças da sua empresa
Todo o empresário sabe que para manter seu negócio funcionando é preciso ter agilidade e capacidade de tomada de decisão. Dessa forma, ele se utiliza de uma série de ferramentas para criar suas diretrizes, entre elas, os indispensáveis indicadores financeiros.
Esses indicadores demonstram uma série de dados sobre o desempenho do negócio. Funcionam como uma “fotografia” do período, e são divididos em várias categorias, para melhor ilustrar a situação da empresa.
Quer saber quais são alguns desses indicadores e como analisá-los? Então, este artigo foi feito para você. Confira!
Indicadores de estrutura de capital
Representam o total de endividamento da empresa, ou seja, o montante de capital de terceiros que está sendo utilizado no negócio. São eles os responsáveis por apontar ao gestor se a companhia gera caixa suficiente para cumprir com suas obrigações e lidar com seus custos. Os principais são:
Cobertura de juros
Mede a força da empresa em pagar suas dívidas sem interferir no seu fluxo de caixa de forma direta, ou seja, quanto maior for o indicador de cobertura de juros, melhor será a capacidade de pagar suas dívidas sem criar desequilíbrio financeiro.
Endividamento total
O endividamento total está ligado ao quanto a empresa deve em relação àquele aplicado pelos acionistas. Níveis muito elevados deste indicador, apontam que a firma está devendo mais do que o dinheiro que foi investido diretamente, logo, poderá ter problemas para captar novos recursos de terceiros.
Indicadores de atividade
Utilizados pelos gestores para relacionar a velocidade de conversão das contas da empresa em vendas e consequentemente dinheiro para o caixa. Entre eles podemos priorizar este:
Giro de caixa
Mede o número de vezes que o caixa da empresa gira. Quanto mais elevado, indica menor necessidade de caixa para as operações, podendo indicar também baixa liquidez corrente. Conhecer o ciclo financeiro amplia, também, muito a compreensão deste indicador.
Indicadores de liquidez
Apontam a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações em curto e curtíssimo prazo. Entre os principais indicadores de liquidez podemos destacar este:
Liquidez corrente
Demonstra a quantidade de recursos financeiros que a empresa receberá em curto prazo e o quanto ela pagará de obrigações nesse mesmo período. Seu cálculo é feito ao dividir o ativo circulante pelo passivo circulante, resultados maiores ou iguais a 1 representam um bom índice.
Indicadores de rentabilidade
Ajudam os gestores a analisar os lucros da empresa, criando parâmetros para que possam comparar o retorno de seus produtos e serviços de um período com o outro. Entre os principais podemos destacar:
Retorno sobre patrimônio
Responsável por medir o valor do retorno de capital para os acionistas, seu cálculo é feito dividindo o lucro líquido do período pelo patrimônio líquido. Desse modo, é possível comparar com o resultado de outras empresas do mesmo setor e analisar a evolução desse indicador, historicamente.
Margem líquida
Entre os indicadores financeiros de rentabilidade, este é provavelmente o de maior impacto na tomada de decisão, pois representa o valor da porcentagem do lucro líquido sobre as vendas, ou seja, quanto sobrou de resultado final pelo esforço da atividade operacional.
Conhecer os indicadores financeiros é imprescindível para um gestor, pois, com eles a sua capacidade de gestão é otimizada. Além disso, esses dados também são utilizados para o benchmarking, ou seja, comparar seus resultados com o de outras empresas do mesmo setor na tentativa de avaliar sua performance e melhorar seus processos.
Gostou do conteúdo? Então curta as nossas páginas no Facebook e Linkedin e tenha acesso a mais artigos para a sua empresa!