Afinal, qual a real importância de uma régua de cobrança? Entenda
Mesmo que sua empresa não dependa exclusivamente de uma receita recorrente, a inadimplência dos clientes pode ser um grande problema. Para garantir um caixa sustentável e atingir as metas de receitas e custos, é possível criar processos para acompanhar e reverter esses débitos.
Isso é possível com uma régua de cobrança. Em outras palavras, ela é um conjunto de ações criado com o objetivo de manter seus clientes com as contas em dia. Um dos exemplos que trazem bons resultados são as mensagens na véspera do vencimento de uma conta.
Neste artigo, você vai conhecer melhor o funcionamento de uma régua de cobrança, descobrir qual é o passo a passo ideal para a implementação desses processos e qual a importância dela.
O que é uma régua de cobrança?
Assim como qualquer função em uma empresa, as cobranças dos clientes inadimplentes precisam ser estruturadas em uma rotina, em um processo definido. Com essa ferramenta de gestão financeira, você consegue padronizar esse passo a passo de cobrança.
Antes de definir qual será esse caminho, considere como esses pagamentos são feitos. Mesmo que você imagine que são processos parecidos, boletos, débito automático e cartão de crédito são métodos de pagamento com características individuais. Por isso, cada um pede uma abordagem.
Para criar um processo automatizado de régua de cobrança, você pode contar com a ajuda de softwares que enviam as mensagens. Assim, você evita erros e economiza recursos.
Como essa ferramenta deve ser implementada?
Um exemplo comum de aplicação da régua de cobrança começa com um aviso de que a conta está próxima do vencimento. Depois, uma mensagem no dia em que ela deve ser paga e uma série de outras ações depois do vencimento.
Quando o cliente já está atrasado, você pode escolher entre uma série de e-mails, ligações telefônicas, cartas e até a suspensão do serviço. Tudo depende de qual estratégia você quer implementar. Veja um exemplo de passo a passo:
Avise antes, durante e após o vencimento
Avisar antes do vencimento é um passo que se encaixa bem no método de boleto. Você pode enviar um aviso assim que ele estiver disponível para ser gerado, por exemplo. Caso ele seja enviado automaticamente, avise que o vencimento será alguns dias depois.
No dia, envie uma mensagem para lembrar seu cliente de fazer o pagamento. Além disso, defina um padrão para as próximas cobranças. Elas podem ser feitas nos terceiros, nos quintos e nos sétimos dias úteis após o vencimento.
Em sistemas automatizados, é possível enviar os boletos, com o valor e a data de vencimento atualizada, e um link para alteração dos dados cadastrais. Isso é importante considerar quando os débitos são feitos na conta-corrente ou no cartão de crédito.
Entre em contato por telefone
Você pode fazer ligações de cobrança assim que o atraso for registrado. Tudo depende do quanto elas podem custar. Caso o atraso persista e o seu ticket médio for alto, as ligações compensam, já que seus custos são pagos facilmente, pela reversão do débito.
Suspenda o serviço
Caso você ainda não tenha a política de suspensão de serviços, comece aos poucos e avise seu cliente. Para algumas empresas, funciona bem cortar o acesso ao serviço alguns dias depois do vencimento e após algumas mensagens de cobrança.
No entanto, você precisa entender como é o seu negócio e a dependência dos seus clientes com o seu produto.
Qual é a importância de uma régua?
Uma régua de cobranças previne (e reverte!) a inadimplência porque evita esquecimentos, facilita o recebimento do que é devido e torna sua empresa mais profissional.
Além desses benefícios, você consegue diminuir os erros da sua equipe, reduzir custos com processos automatizados e verificar os clientes reincidentes de forma rápida. Para otimizar o relacionamento com os inadimplentes, delegue essas funções ao time de vendas.
Agora, você já conhece como funciona uma régua de cobrança e como ela deve ser aplicada. Avalie qual é o método de pagamento, defina o processo e automatize as mensagens. Assim, você diminui bastante o seu prejuízo com inadimplência!
Gostou de conhecer mais sobre a régua de cobrança? Veja outras formas de evitar a inadimplência neste outro artigo do nosso blog!