Dicas para novos empreendedores terem sucesso nos negócios!
Aquele conceito de “faça e acontecerá” é muito bonito, mas só funciona quando o sujeito conta com uma boa dose de sorte. Na grande maioria das vezes, quem não planeja e não estuda acaba fracassando. Os especialistas da SR Consultoria Financeira estão acostumados a lidar com empresários inteligentes, bem intencionados, criativos, idealistas e proativos, mas que se esquecem de fazer o dever de casa. Por isso, relacionamos algumas dicas para novos empreendedores terem sucesso nos negócios e não enfrentarem problemas maiores daqui a alguns anos.
Dicas para novos empreendedores: comece certo!
Não inicie uma empresa na informalidade. Mesmo que você tenha um negócio com baixo potencial de faturamento, que funcione em casa e não tenha funcionários, pode fazer tudo dentro da lei. Existe a figura do MEI, o microempreendedor individual, uma alternativa barata e viável para estes casos. Os contadores, inclusive, nem cobram para fazer esta formalização. E os impostos são reduzidos.
E até se a estrutura for maior – e houver custo para abertura, impostos mais elevados e pagamento mensal de um contador – é vantajoso ter a documentação em dia, todas as guias entregues mensalmente e os tributos sendo recolhidos de acordo com o que manda a lei. Quem cresce andando na corda bamba, em algum momento, cai. E o tombo é feio. Muitos nem se recuperam.
Dicas para novos empreendedores: use os números!
Um bom gestor baseia suas decisões na análise dos números. E existem várias formas de aproveitar a matemática para ter êxito no mundo corporativo. Neste artigo, falamos sobre os indicadores de atividade, lucratividade, liquidez e endividamento. E neste outro, que você pode ler clicando aqui, detalhamos ainda mais o assunto, apresentando todas as métricas disponíveis.
Indicadores e métricas são como uma fotografia da empresa. A cada clique, o empresário tem os números reais daquele momento exato, que podem ser comparados com resultados anteriores e usados para projeção de resultados a curto, médio e longo prazo. Quem não aproveita estes recursos, administra com base no “achismo”. Logo, não pode reclamar quando as coisas vão mal.
Dicas para novos empreendedores: fluxo de caixa!
O fluxo de caixa mostra as entradas e saídas de recursos de cada período. É importante fazer o controle diário dessa operação, pois assim a empresa evitará, por exemplo, deixar de pagar uma conta porque se esqueceu de reservar o dinheiro necessário. É uma falha comum cometida por gestores que não fazem o fluxo de caixa. Eles não sabem exatamente quanto dinheiro entra na empresa por dia e qual é o montante disponível nas contas bancárias. De repente, no dia em que é preciso pagar salários ou fornecedores, as reservas não são suficientes. Aí é preciso recorrer a empréstimos, pagar juros e a situação começa a ficar complicada.
Dicas para novos empreendedores: tecnologia!
Nenhum novo empreendedor precisa agir como se estivesse na idade da pedra! Existem incontáveis recursos tecnológicos para ajudar na gestão da empresa, como já mostramos neste artigo. São softwares e aplicativos para compartilhamento de tarefas, reuniões virtuais, armazenamento de dados na nuvem e muito mais.
Um recurso indispensável é um ERP, um sistema de gestão financeira. Ele une as informações de todos os setores da empresa numa mesma plataforma. Receitas, despesas, vendas, estoque. Assim, você toma decisões com vais velocidade e, principalmente, mais qualidade.
Dicas para novos empreendedores: assessoria especializada!
E claro, não poderíamos deixar de falar da importância de contar com uma assessoria especializada em gestão financeira. O empreendedor, muitas vezes, é excelente em vendas, em prospecção, em atendimento, em desenvolvimento de serviços e produtos. Mas não gosta ou não tem tempo de cuidar dos serviços administrativos.
Uma dica é terceirizar a gestão, um serviço oferecido pela SR Consultoria Financeira. Fazemos todo o controle remotamente e participamos de reuniões mensais de resultados. Em casos mais graves, colocamos um especialista dentro da sua empresa para apurar os problemas, fazer um diagnóstico e apresentar as melhores soluções.
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