Modelo Canvas: o que é e como aplicá-lo na gestão?
Para conseguir manter uma administração eficiente do seu negócio, é preciso contar com algumas metodologias e indicadores. Um método muito utilizado para isso é o modelo Canvas.
Para que suas metas, planos e projetos se tornem atividades de sucesso, é necessário ficar atento a alguns fatores fundamentais, como conhecer o seu cliente. Com isso, você também precisará manter a estrutura do seu plano de negócios por meio de estratégias e melhorar a sua capacidade de resolver problemas.
Pensando nisso, vamos mostrar como usar o modelo Canvas na sua gestão para que você tenha uma visão mais ampla da sua empresa e de seus planejamentos. Acompanhe!
O que é o modelo Canvas?
Consiste numa metodologia que tem o objetivo de auxiliar na criação de solução de diversos problemas que podem acometer uma empresa, além de servir para contribuir em todos os aspectos relacionados ao modelo de negócios.
Com isso, você terá maior e melhor capacidade de criar planos de ação de acordo com as necessidades e realidades da sua empresa. Por meio de algumas áreas, como viabilidade financeira, oferta, infraestrutura e clientes, o modelo Canvas disponibiliza os elementos para que você se destaque da concorrência.
Quais são os elementos desse modelo?
Por meio de uma descrição lógica que rege o funcionamento de uma empresa, o modelo Canvas traz nove elementos. São eles:
1. Proposta de valor
Nessa etapa, você deve definir quais são as soluções que a sua empresa tem para resolver os problemas que estão relacionados aos seus clientes. Para isso, inclua alguns itens, como os benefícios do seu serviço ou produto, o preço e quais são os seus diferenciais, tendo em mente a razão pela qual o seu consumidor escolheria a sua empresa.
2. Segmentos de clientes
Descreva o perfil do seu público-alvo, comportamentos, preferências, média de idade, localização e demais informações e características que o ajudem a criar um plano de vendas para aumentar a sua lucratividade.
3. Relacionamento com o consumidor
Como você pretende se relacionar com os seus clientes? Estabeleça o modo com que você tratará o seu consumidor para apresentar a sua proposta de valor já definida. Um exemplo: será por meio on-line ou por meio de pontos de venda?
4. Canais de distribuição
Estabeleça os meios de comunicação que usará com os seus clientes. Para isso, você pode optar por anúncios, mídias sociais, televisão, rádio, publicidade, revistas ou jornais. Nessa etapa, também é muito importante definir como o cliente compra e recebe seu produto ou serviço e como será efetivado o serviço de pós-venda.
5. Atividades-chave
Liste as atividades que devem ser feitas para realizar a proposta de valor ou resolver o problema dos seus clientes.
6. Recursos-chave
Defina os recursos e processos que deverão ser utilizados para cumprir a proposta de valor. Podem ser: número de pessoas que devem ser contratadas ou valor dos investimentos.
7. Parceiros-chave
Estabeleça os fornecedores que o ajudarão na sua proposta de valor, como a terceirização de serviços, por exemplo.
8. Fluxos de receita
Deverá ser de conhecimento o valor que os clientes poderão pagar pela sua proposta de valor, as formas de pagamento e os prazos.
9. Estrutura de custos
Descreva quais são os seus custos de produção ou de manutenção das atividades. Para isso, classifique-os em despesas variáveis e fixas.
Como essa metodologia pode auxiliar na gestão?
Por meio do modelo Canvas, é possível ter uma visão mais ampla do seu negócio, indicando com clareza o caminho que a sua empresa deve seguir para aumentar a lucratividade e destacar-se no mercado.
Com isso, você melhora a sua tomada de decisões e terá um modelo de negócios mais sólido e coerente com as necessidades do seu empreendimento, sendo capaz de abranger os problemas que impedem a sua expansão.
O modelo Canvas é a ferramenta para que você possa otimizar seus processos e tirar os planos do papel, cumprindo com as expectativas dos seus clientes e oferecendo suporte ao seu negócio.
Agora que aprendeu como colocar seus planos em prática, que tal conferir como a otimização de processos o auxilia na redução de custos da sua empresa? Vamos lá!