Quero tirar férias: dicas para o empresário que precisa descansar!
Quantas vezes você, empresário, já disse aos colaboradores, familiares e a si mesmo “quero tirar férias, mas…”. E depois do ‘mas’, surgem incontáveis problemas. Alguns exemplos do que já ouvimos por aí:
– Mas a empresa não funciona sem mim!
– Mas se eu sair alguns dias, o negócio quebra!
– Mas se eu viajar, ninguém saberá o que fazer!
– Mas os clientes só aceitam negociar comigo!
Reconhece estas explicações? Já usou alguma delas e decidiu continuar sentado em sua cadeira modelo presidente, 12 horas por dia, apenas sonhando com praias e montanhas, dias no campo ou numa cidade movimentada da Europa? Se você se reconheceu, está na hora de parar de inventar desculpas, organizar a empresa para funcionar sem a sua presença e descansar. Se até gênios como Bill Gates, Jeff Bezos, Mark Zuckberg, Larry Page e Jorge Paulo Lemann podem tirar uma folga sem que seus impérios desmoronem, todos nós podemos. A SR Consultoria Financeira traz algumas dicas de como fazer isso!
Quero tirar férias: aprenda a delegar!
O primeiro passo é ter colaboradores de confiança, que possam tomar decisões quando o chefe não estiver presente. E para formar este time qualificado, você precisa aprender a delegar funções. Seus líderes precisam trabalhar com mais autonomia. Quando sentirem que também são responsáveis pelo sucesso da empresa, vão redobrar o empenho.
O ‘treinamento’ começa com tarefas pequenas. Distribua missões de liderança para seus gestores e veja como eles se saem sozinhos, sem sua interferência. À medida em que eles apresentarem resultados satisfatórios, as missões ficarão mais importantes. Assim, quando você disser “quero tirar férias”, todos já estarão preparados.
Se o seu departamento financeiro for terceirizado, a situação ficará ainda mais fácil, pois já haverá uma rotina de cobranças e pagamentos que independerão das suas ordens. Se você ainda não conhece os benefícios da terceirização do departamento financeiro, clique aqui e agende uma conversa com os nossos consultores. Podemos fazer uma visita ao seu negócio ou conversar por Skype.
Quero tirar férias: faça um planejamento!
Todo segmento comercial tem épocas de maior movimento. Se você não vende chocolates, provavelmente, terá uma clientela menor na Páscoa. Enquanto uma papelaria precisa funcionar a todo o vapor em janeiro, para vender material escolar, uma academia de ginástica terá um aumento de alunos em outubro, quando todos começam a tentar emagrecer para o verão.
A dica aqui é: analise seu histórico de venda dos últimos anos. Veja quando é importante ter toda a equipe – inclusive, você – à disposição, e quando as pessoas ficam mais ociosas. Esta época, a do ócio, é a mais adequada para tirar férias. Com essa informação em mãos, você terá tempo de planejar com calma a transição e escolher quem assumirá cada uma das suas funções durante o período de descanso.
Quero tirar férias: resolva as pendências!
Se você tem pendências urgentes a resolver, não pode sair de férias até que tudo seja solucionado. Por exemplo: se o contrato com seu principal fornecedor vencerá durante a viagem, precisa ser renovado antes que você embarque no avião. Caso contrário, a matéria-prima deixará de ser entregue e, aí sim, será o caos! E não por causa da sua ausência, mas em virtude da sua desorganização.
Faça um checklist de todas as questões que precisam ser resolvidas antes do seu descanso. Encaminhe as medidas necessárias para acabar com as pendências. E, aí sim, você poderá curtir as férias em paz.
Quero tirar férias: gerenciando à distância!
Agora, se você é daqueles empreendedores incorrigíveis, que não conseguem mesmo ficar 100% desconectados do trabalho, tudo bem. A tecnologia tem inúmeros recursos para facilitar sua vida. Por exemplo:
– Ferramentas de colaboração: ferramentas como o Trello permitem acompanhar à distância, em tempo real, tudo o que acontece na empresa. Pagamentos realizados, tarefas em andamento e concluídas, pedidos de orçamento… tudo mesmo. Do celular, entre uma caipirinha e um mergulho, você pode checar o que seus funcionários estão fazendo.
– Computação na nuvem: sua empresa pode armazenar contratos, orçamentos e todos os tipos de documentos na nuvem, em lugares como o Google Drive ou o Dropbox. Se você tiver um celular conectado à internet, conseguirá ler todos os arquivos.
– Conferência: se achar melhor, você pode agendar conferências via Skype a cada dois ou três dias, para receber relatórios e determinar o encaminhamento para cada demanda. Essas conferências também podem ser feitas de qualquer dispositivo – celular, tablet, computador – com acesso a internet.
Quero tirar férias: assessoria financeira!
E para ficar ainda mais tranquilo, você pode contratar a SR Consultoria Financeira e ter especialistas orientando sua precificação, corrigindo falhas no fluxo de caixa e evitando endividamentos desnecessários. Clique aqui, fale conosco e, depois, aproveite o seu sucesso para viajar com a família. Você merece!